Estudos apontam que sites rápidos convertem mais e deixam os usuários mais satisfeitos. Isso significa que a performance e o desempenho que seu site tem na web influencia diretamente na fidelização dos seus clientes.
Segundo uma análise realizada pela Aberdeen Group, os usuários esperam, em média, dois segundos para sua página carregar. A partir de três segundos, cerca de 40% deles abandonam o seu site. O mesmo estudo indica que cada segundo de delay significa 7% menos conversões. Em contrapartida, otimizações de performance tem o poder de aumentá-las em até 16%.
Como tornar sites rápidos
Se você acredita que seu site está lento, a primeira coisa a se pensar é mudar o serviço de hospedagem. Sites rápidos dependem diretamente de seus servidores, e questões como panes e sobrecargas não estão sob nosso controle, por isso é tão importante contratar uma empresa confiável e de qualidade.
Melhorias no código de seu site também podem ajudar quando o problema é lentidão. Um simples caractere fora do lugar pode mudar tudo, e isso vale tanto para back-end quanto para front-end. Procure um bom programador para utilizar as versões mais modernas de frameworks e linguagens.
Se seu site estiver muito pesado, ele não será rápido. Imagens grandes são extremamente difíceis de serem carregadas, e quanto mais destas o seu site tiver, pior será. A solução para esse problema está na compressão de imagens. Existem várias ferramentas disponíveis para te ajudar nesse tipo de tarefa sem ter que se preocupar com a perda de qualidade.
O que fazer quando o problema está no servidor
As taxas de transferência de dados, a velocidade do servidor e outros aspectos relacionados ao desempenho são questões que precisam ser abordadas antes de escolher um serviço de hospedagem de sites.
Sites rápidos impactam bastante na experiência do seu consumidor, mas não é só isso. Os buscadores também olham para esse aspecto, rankeando melhor quem tem uma velocidade de carregamento mais rápida.
Se os recursos técnicos do seu serviço de hospedagem não cumprem com aquilo que é necessário, o ideal é migrar para outra empresa. É pouco provável que o seu problema seja resolvido de outras formas, portanto investir nessa mudança é a melhor saída para deixar de perder clientes devido a velocidade.
Se você gostou desse conteúdo e está interessado em saber mais sobre hospedagem de sites continue acompanhando o blog da GoDaddy!