Entender o que é tag canônica é fundamental para estrategistas de marketing de conteúdo que desejam emplacar páginas de um site nas primeiras posições dos motores de busca, como Google, Yahoo e Bing.
Como você já deve saber, o assunto principal relacionado ao tema é o planejamento SEO (Search Engine Optimization). Trata-se da otimização de páginas de um blog ou site para indexação por buscadores, que fazem com que apareçam com destaque nas pesquisas dos usuários.
A tag canônica, por sua vez, é mais um recurso da estratégia tão importante para o crescimento do tráfego orgânico de um site — mas não menos importante que as outras.
Todos os detalhes que fazem uma página ganhar pontos com o robô do Google devem ser levados a sério, concorda?
Afinal, consumidores utilizam as ferramentas de busca 20% mais ano após ano, de acordo com o Semrush.
E mais: segundo o Backlinko, uma página rankeada na primeira posição do Google tem 10x mais chance de receber um clique do que uma na décima posição.
Nesse contexto, preparamos esse conteúdo especial para te explicar melhor para que serve a tag canônica e como o recurso melhora o rankeamento SEO das páginas do seu site ou blog.
Confira o artigo até o fim!
O que é tag canônica?
A tag canônica é um elemento inserido no código do cabeçalho HTML de uma página, e tem o objetivo de orientar os algoritmos dos motores de busca a reconhecê-la como a original.
Isso porque, na arquitetura de um site, é possível que as categorizações das páginas entrem em conflito. Dessa forma, uma única página do site pode ter várias URLs diferentes, ou seja, diferentes endereços levam para um mesmo conteúdo.
O fator pode gerar nos robôs do Google a ideia de que há um conteúdo duplicado, o que prejudica a pontuação da página no rankeamento SEO.
Entretanto, a introdução da tag canônica nos endereços URL faz com que, independentemente do endereço que o usuário utilize para acessar o conteúdo, ele sempre seja redirecionado automaticamente para a URL original, devidamente indexada e reconhecida pelos algoritmos.
EXTRA: Para refrescar a memória, tag, em linguagem HTML, é um elemento utilizado na estrutura do código para delimitar uma seção ou função de parte de um conteúdo de uma página na web.
Saiba mais detalhes sobre código HTML com esse vídeo especial do canal da GoDaddy:
Alguns exemplos de páginas duplicada que levam para o mesmo conteúdo são os seguintes:
- www.exemplo.com/produto/camiseta-x www.exemplo.com/categoria/roupas/camiseta-x
- www.exemplo.com/post/123
- www.exemplo.com/post/titulo-do-post
Por que o Google penaliza páginas duplicadas sem tag canônica?
Uma página duplicada sem tag canônica transmite a ideia de que os donos do site criaram URLs variadas para aumentar a chance de acesso do usuário a determinado conteúdo por mais de um caminho.
URLs são caminhos para um usuário chegar a um site, não é verdade? Então, quando há mais de um caminho, o buscador entende que o dono do site encontrou uma alternativa para estimular o aumento do seu tráfego orgânico.
Adicionalmente, a tag contribui para não prejudicar as pontuações no rankeamento de páginas que têm páginas duplicadas involuntariamente, o que acontece em casos com diferentes formas de categorização no blog, por exemplo.
Para o que serve a tag canônica?
O elemento inserido no código HTML de uma página tem uma série de funções. Uma delas é identificar criadores de conteúdos que geram páginas duplicadas intencionalmente com o objetivo de aumentar o tráfego orgânico. Outra é ajudar criadores a redirecionar usuários com conteúdos duplicados sem querer.
Em resumo, a tag canônica serve tanto para melhorar a pontuação SEO e otimizar o ranqueamento de páginas, como também para ajudar no monitoramento de métricas de tráfego orgânico.
Afinal, como o redirecionamento leva todos os usuários para página originalmente indexada ao robô do Google, é possível verificar melhor o desempenho de acessos do conteúdo por meio de uma única URL.
Quer aprender mais sobre otimização SEO? Confira o vídeo abaixo do canal da GoDaddy no YouTube:
Como inserir tag canônica no Wordpress?
A forma mais simples de inserir uma tag canônica no Wordpress é por meio de um plugin, como o Yoast SEO. Siga o passo a passo:
- vá até a biblioteca de plugins para baixar a ativar o plugin Yoast SEO;
- em seguida, abra a página ou post ao qual deseja inserir a tag;
- clique no ícone do plugin Yoast SEO;
- vá até a seção “Avançado”;
- na opção "URLs canônicas", insira a URL completa da página do site que você deseja otimizar;
- finalize o processo.
O processo também é possível pelo plugin Rank Math, e o método passo a passo é bem similar ao do Yoast SEO.
Como criar uma tag canônica?
O primeiro passo é definir qual URL para determinado conteúdo será a canônica. Em outras palavras, qual dos endereços deve ser indexado aos motores de busca do Google para orientar a chegada de tráfego orgânico?
Definida a URL, o próximo passo é inserir a tag canônica no cabeçalho HTML da página. Veja como fazer:
<link rel="canonical" href="https://www.exemplo.com/produto/camiseta-x" />
Acima, utilizamos o exemplo da /camiseta-x e /camiseta-y. Ambas as URLs levavam o usuário para o mesmo conteúdo. No caso, definiu-se que a URL com /camiseta-x seria a página canônica.
Dessa forma, todos os usuários que acessarem a página y, serão redirecionados para a URL x. E o Google vai reconhecer a página x como o conteúdo original para os motores de busca.
A tag canônica, como mostramos no exemplo, é representada pela palavra “canonical”.
Viu como é simples entender o que é tag canônica e sua função para SEO? Caso você precise de um empurrãozinho para impulsionar a estratégia de conteúdo do seu site, conheça o Pacote de Marketing Digital da GoDaddy!
Comece gratuitamente agora mesmo e eleve o patamar da sua marca no mundo digital!