Acompanhar a taxa de abertura de e-mail marketing é fundamental para medir os resultados da sua estratégia. Isso permite que você tome decisões assertivas sobre seus próximos passos.
Afinal, se uma campanha não está trazendo os resultados que você espera, é fundamental entender quais são os problemas que ela apresenta e então agir para solucioná-los.
Por exemplo, uma estratégia que não está gerando vendas pode ter 1001 causas, mas se você identifica que a taxa de abertura das mensagens está abaixo do ideal, uma das soluções é, justamente, criar ações que vão estimular seus leads a abrirem seu e-mail.
O que é taxa de abertura de e-mail marketing?
A taxa de abertura de e-mail marketing é uma métrica utilizada para medir a efetividade de uma campanha. Ela indica a porcentagem de e-mails enviados que foram abertos pelos destinatários. O cálculo é feito dividindo o número de e-mails abertos pelo número de e-mails entregues, multiplicando o resultado por 100.
Por exemplo, se em uma campanha você enviou 1.000 e-mails e, desses, 250 destinatários abriram sua mensagem, a taxa de abertura é de 25%.
Taxa de abertura = número de e-mail abertos / número de e-mails enviados
Seguindo o exemplo:
Taxa de abertura de e-mail marketing = 250 / 1000
Taxa de abertura de e-mail marketing = 0,25
Para encontrar a porcentagem relativa a esse número, multiplique o resultado por 100:
Taxa de abertura de e-mail marketing = 0,25 x 100
Taxa de abertura de e-mail marketing = 25%
A taxa de abertura de e-mail marketing pode variar de acordo com diversos fatores, como:
- a qualidade do assunto;
- a assertividade na segmentação dos leads;
- o horário de envio, e mais.
Logo, é importante monitorar essa métrica e realizar testes para identificar o que funciona melhor para o público-alvo em questão.
Isso significa que você pode ampliar a taxa de abertura simplesmente mudando o horário de envio.
Qual a taxa de abertura de e-mail marketing?
A taxa de abertura de e-mail marketing média no Brasil é de 13,97%, conforme o estudo do GetResponse 2022. Isso significa que a cada 10 mensagens enviadas, menos de dois são abertas. Na França, país com a maior taxa de abertura, o percentual sobe para 38,33%.
Logo, em comparação, podemos considerar que o Brasil não possui uma boa taxa de abertura, e existem muitas razões para isso.
A relação entre a Lei Geral de Proteção aos Dados e a taxa de abertura
Segundo o mesmo estudo que citamos acima, dos cinco países com melhor desempenho, quatro – França, Holanda, Bélgica e Alemanha – são da zona GDPR que está geralmente associada a leis mais rigorosas de envio de mensagens.
No Brasil, um documento inspirado nele foi criado, o LGPD, sigla para Lei Geral de Proteção aos Dados.
O objetivo desse conjunto de regras é proteger os dados dos usuários. Nesse sentido, uma das regras estabelecidas na lei é, justamente, tornar obrigatória a necessidade de autorização das pessoas para a coleta e o uso de seus dados pelas empresas.
Na lógica do e-mail marketing, isso significa que para estabelecer a comunicação com os leads a empresa precisa da autorização prévia deles.
E, se por um lado, isso pode reduzir a capacidade de alcance das marcas, por outro, tende a aumentar a qualidade das interações, uma vez que a sua empresa passa a se comunicar apenas com pessoas que aceitaram estabelecer esse contato.
É simples então entender como isso pode afetar positivamente a sua taxa de abertura, não é mesmo?
Isso porque é provável que um usuário que aceitou receber suas mensagens, abra o e-mail enviado por você, especialmente em comparação a um contato que nunca ouviu falar da sua marca ou não se lembra dela.
Entretanto, o objetivo desse artigo, não é falar sobre a LGPD, por isso, recomendamos que você acesse o artigo, “LGPD — Um Guia Completo Para Negócios Online” para entender como agir de acordo com essas regras.
Como melhorar a taxa de abertura de e-mail?
Entre as estratégias para melhorar a taxa de abertura de e-mails estão:
- Use um bom remetente
- Invista em título atraente
- Escolha bem o horário para envio
- Segmente o envio
- Limpe a lista de leads
- Faça testes A/B
- Use uma ferramenta de automação
#1 Use um bom remetente
Qual é o nome do remetente que você usa para enviar suas mensagens?
Você envia os conteúdos com o nome da empresa ou usa o seu nome, ou de algum colaborador?
Acredite ou não, isso pode fazer uma grande diferença nas taxas de abertura.
Segundo um estudo da Pinpointe, usar o nome de uma pessoa, em vez de um endereço de geral da empresa, pode aumentar as taxas de abertura em até 35%.
Então, ao invés de mandar um e-mail usando o endereço comercial@nomedaempresa.com.br, prefira usar, por exemplo, joana@nomedaempresa.com.br.
Atenção, não invente o nome de ninguém! O remetente pode ser o dono ou um vendedor. Observe qual é o foco da campanha e use o melhor nome para cada ocasião.
A GoDaddy oferece um sistema para criação e envio de e-mail profissional, que te ajuda a conquistar a confiança dos seus clientes com um endereço de e-mail profissional com o nome da sua empresa. Conheça nossos recursos e comece a impulsionar seus resultados!
#2 Invista em título atraente
O título, ou assunto, é o primeiro contato que o destinatário tem com a sua mensagem, portanto, é importante que ele seja atrativo o suficiente para estimular a abertura.
Não interessa se o conteúdo é incrível, se o seu título for ruim, o lead não vai abrir o material.
Algumas dicas para melhorar a qualidade do assunto incluem:
- usar o nome do destinatário;
- anunciar descontos, brindes e ofertas (como frete grátis);
- investir em chamadas de humor;
- gerar curiosidade;
- usar dados e números;
- aproveitar gatilhos mentais como os de urgência e escassez.
Importante: evite termos como “o melhor”, "grátis", "oferta especial", "clique aqui", "promoção". Elas podem fazer com que o conteúdo seja filtrado diretamente para a caixa de spam do destinatário.
#3 Escolha bem o horário para envio
Não existe um horário perfeito, porque isso depende muito do seu público e até do tipo de produto que você vende.
Por isso, a melhor dica sobre horários é fazer testes e medir resultados.
Comece enviando e-mails em diferentes horários do dia e compare as taxas de abertura.
Dessa forma, você vai descobrir o que é melhor para a sua empresa e para o seu cliente.
#4 Segmente o envio
Segmentar sua lista seguindo os interesses e comportamentos dos destinatários é uma forma de personalizar suas mensagens e torná-las mais relevantes.
Desta forma, você consegue criar conteúdos específicos para cada grupo de destinatários e aumentar a chance de abertura.