Você pensa que gerenciar o site próprio é um trabalho apenas para profissionais de programação? Pois está enganado! Que tal conhecer os principais tipos de CMS e, assim, facilitar a configuração do seu site?
Para quem não sabe, CMS é a sigla para Content Management System, que, em tradução livre, significa sistema de gerenciamento de conteúdo.
O objetivo é simplificar ao máximo a vida do proprietário de site, blog, portal ou o que seja. Em geral, há um painel de controle simples e intuitivo para que o proprietário das páginas configure uma série de recursos, tanto do layout, quanto dos conteúdos publicados.
O Wordpress, por exemplo, que está no topo da lista de CMS mais utilizados, oferece uma vasta biblioteca de temas, plugins e outros recursos para que você consiga montar um site profissional sem precisar digitar uma linha de código HTML ou CSS.
Aliás, você já se perguntou: qual seria o CMS ideal para configurar meu site? E se minha marca tiver página institucional, e-commerce, blog, portal e outros domínios diversos, a mesma plataforma serve para todos?
Responderemos essas e outras perguntas no nosso guia completo sobre como usar o CMS perfeito para seu site. Leia até o final e saiba tudo!
O que é CMS de site?
Afinal, o que é CMS? O Content Management System é uma ferramenta muito útil na administração do conteúdo e layout de páginas na internet, popularizando o gerenciamento de sites, blogs e portais em virtude dos recursos simples, organização, edição e configuração.
Por ter uma interface amigável e fácil de manusear, qualquer pessoa sem conhecimento técnico de códigos de programação — como HTML, CSS e JavaScript —, pode personalizar as páginas e o conteúdo das páginas de acordo com a identidade visual do seu projeto.
Por exemplo, um bom Content Management System permite:
- inserção de imagens, inclusive infográficos;
- incorporação de vídeos e podcasts;
- edição tipográfica dos textos;
- escolha do tema e layout de cada página;
- configurações automáticas por meio de plugin;
- gerenciamento da seção de comentários dos usuários, e por aí vai.
Caso seu negócio tenha um blog, por exemplo, contar com um CMS é um excelente facilitador, já que o modelo das publicações seguem o mesmo estilo de layout.
Com o Wordpress, você facilmente consegue dividir o conteúdo em título, inserir fotos com legendas, linkar para páginas internas e externas e muito mais.
Falando em Wordpress, o número de sites ao redor do mundo que utilizam essa plataforma gira em torno de 455 milhões, o que equivale a 42,7% de todas as páginas na internet, segundo o Popusmart.
É um número bem relevante, não é mesmo? Então, aprenda mais sobre o Wordpress com o conteúdo abaixo do canal da GoDaddy no YouTube:
Quais são os principais tipos de CMS?
Engana-se quem pensa que o único Content Management System disponível é o Wordpress. Na verdade, existe uma grande variedade de tipos de CMS disponíveis no mercado com funções únicas e exclusivas.
A questão é você compreender qual dessas categorias melhor se encaixam para gerenciar o conteúdo do seu site e investir nela!
Conheça alguns dos principais tipos de CMS!
CMS open-source
São os tipos de CMS mais famosos e utilizados. Eles possuem o código-fonte aberto para que os usuários possam configurá-lo e personalizá-lo de acordo com suas necessidades, como adicionando novos recursos, mudando a estrutura do menu, etc.
Dentre os exemplos mais famosos de CMS open-source estão: Wordpress, Drupal e Joomla.
A liberdade de customização é o que está por trás da pluralidade dessa modalidade.
CMS de e-commerce
Chegamos, então, aos tipos de CMS utilizados para administrar as lojas virtuais. Aqui, a ideia é trazer recursos exclusivos que são utilizados nesse modelo de site, como:
- plataforma de pagamento;
- carrinho de compras;
- catálogo de produtos;
- página de checkout.
Em suma, eles trazem todos os elementos necessários para que o empreendedor disponibilize seus produtos na internet e consiga negociá-los no próprio site.
Entre os exemplos mais famosos dessa modalidade, estão o Shopify, o Magento e o famoso plugin do Wordpress, o Woocommerce.
Saiba mais sobre as funcionalidades do Woocommerce com esse vídeo exclusivo do canal da GoDaddy:
CMS de blog
Os CMS de blog são plataformas bastante simples para gerar artigos para blogs. Aqui, a ordem é a simplicidade, já que o próprio conceito de blog e dos seus conteúdos é bem simples e objetivo, assim como os recursos de interação.
O blog, por exemplo, é utilizado para divulgação de conteúdos ricos e artigos informativos cujo objetivo é fortalecer a autoridade de uma marca digitalmente. Dessa forma, é normal que usuários acessem o conteúdo para tirar dúvidas e entrar em contato com a marca.
Um bom CMS para blog, como o Wordpress, favorece o fortalecimento do marketing de conteúdo por meio deste canal, pois ele possui plugins para monitoramento SEO (Search Engine Optimization), além de trazer meios para otimizar a interação com o público.
Saiba mais sobre como criar um blog no Wordpress:
CMS de mídia
São os tipos de CMS voltados para a configuração de conteúdos de mídias, como infográficos, imagens, vídeos, áudios e outros conteúdos gráficos.
Podemos citar plataformas mais completas, a exemplo de Drupal, Wordpress e Joomla, assim como as ferramentas de gerenciamento voltadas para sites de streams de vídeos e áudios, cujas mídias respondem por quase a totalidade dos conteúdos.
CMS corporativo
Os CMS corporativos geralmente são os mais completos em recursos e custam um pouco mais que a maioria. Isso acontece porque são voltados para grandes empresas que precisam lidar com ferramentas bem mais avançadas de segurança, colaboração entre e equipes e escalabilidade dos processos.
Essa complexidade das ferramentas visa dar conta do grande volume de conteúdo publicado e subseções que precisam dialogar entre si, além do cumprimento de diretrizes regulatórias diversas.
A ideia aqui é garantir:
- mais eficiência no fluxo de trabalho;
- melhor gerenciamento de permissões;
- integração entre as diferentes seções e seus setores responsáveis de cada página ou subdomínio.
- recursos de segurança mais sofisticados e robustos para proteger dados e processos.
- criação de um espaço mais colaborativo.
As opções mais famosas que representam esse tipo de CMS são: SharePoint, Sitecore e Liferay.
Confira a lista de CMS mais utilizados
Entendeu o que é CMS e suas diversas peculiaridades que podem dividi-los em categorias específicas? Maravilha! Mas, afinal, quais são os melhores tipos de CMS para meu site?
Como vimos, o ideal é que você analise as características e funções de cada plataforma, verificando qual delas é mais compatível com o projeto digital da sua marca.
Por exemplo, não faz sentido um pequeno e-commerce investir em um super CMS corporativo. Além de não precisar de recursos tão sofisticados de gerenciamento, ele não deve fornecer o que o e-commerce mais precisa: a estrutura de loja virtual.
De qualquer forma, confira abaixo uma lista de CMS mais utilizados mundo afora, independente da causa categoria e funcionalidades:
- Wordpress.Org
- Hubspot CMS Hub
- Joomla
- Woocommerce
- Drupal
- Wix
- BigCommerce
- Shopify
- Wordpress.com
- Ghost
Esse levantamento foi feito pelo site WP Begginer e considerou os seguintes aspectos para o ranqueamento: usabilidade, opções de design, portabilidade de dados, extensões, preço e suporte.
Cada um deles possui sua especialidade, então, resta você analisar quais funções melhor se encaixam no projeto do seu site.
Como usar o CMS?
Para utilizar os diversos tipos de CMS disponíveis, é preciso primeiro entender suas funcionalidades para tirar o melhor proveito delas. Para facilitar, vamos abordar quais as principais aplicações do CMS.
Depois de instalar a plataforma de sua preferência, os usuários poderão utilizar recursos de edição, criação e organização dos conteúdos para o site. Confira os principais!
- Configurações básicas, como logotipo, título do site, seções do menu, formato geral dos conteúdos, configurações de URL etc.
- Tema e layout, sendo que o tema (template) é o esqueleto gráfico da página na web. É ele que traz o DNA do layout, como estrutura geral de cores, design, fontes tipográficas e outros detalhes que devem ser reproduzidos. O Wordpress e outros tipos de CMS têm temas prontos para usuários pouco familiarizados com design.
- Criação de conteúdo na própria plataforma com opções de formatação do texto, inserção de mídias e links para outras páginas, monitoramento SEO e muito mais.
- Biblioteca de mídia para armazenar imagens, áudios e vídeos frequentemente utilizados, além de recursos para edição de tamanho, proporção, legenda e alt text.
- Adição de plugins para enriquecer a experiência de navegação do usuário e facilitar o processo de gerenciamento do proprietário do site.
- Integração com redes sociais para que cada publicação no site, blog ou portal esteja integrado para divulgar nas principais redes sociais, como Twitter, Facebook, Linkedin e Instagram.
- Moderação de comentários para otimizar a interação com o público visitante.
- Atualizações de segurança, como instalação de softwares e backup de dados para proteção em casos de emergência.
Portanto, quem quer aprender como usar o CMS terá todas essas funcionalidades disponíveis em uma plataforma com interface amigável e extremamente intuitiva. No Wordpress, por exemplo, todos esses recursos são facilmente acessados no menu lateral para que você possa personalizar o site da maneira que quiser!
Conheça os planos de hospedagem Wordpress da GoDaddy
E aí, o que achou do nosso mega conteúdo sobre os tipos de CMS? Ficou tentado em contar com uma dessas plataformas para facilitar a administração do conteúdo do seu site, blog ou portal? Imagino que sim!
Nesse caso, que tal conferir as opções de hospedagem Wordpress da GoDaddy? Crie seu site do seu jeito de forma totalmente gerenciada e com atualizações automáticas e contínuas.
A hospedagem Wordpress oferece plugins e templates pré-instalados para tornar suas páginas mais bonitas, pessoas e funcionais. Além disso, caso você tenha um e-commerce, conte com toda a estrutura necessária para sua loja online começar a vender agora mesmo!
E mais: Certificado SSL, firewall, backups diários e verificação de malwares totalmente gratuitos e já integrados para garantir sua segurança e, principalmente, a dos seus usuários.
Saiba o que é Certificado SSL e a importância dele para a segurança dos sites:
Veja agora mesmo as opções de planos da GoDaddy e esteja a apenas alguns cliques de ter seu próprio site profissional no ar e facilmente gerenciável!
Esperamos que tenham gostado do conteúdo! Para mais dicas e curiosidades sobre empreendedorismo digital e criação de sites, não perca as novidades do blog da GoDaddy Brasil! Até a próxima!