ArtigosCategoria

5 tipos de hospedagem de sites e como escolher o melhor!

Tempo de leitura:12 min
Amanda Britto
tipos de hospedagem de sites

Quando você precisa escolher entre os tipos de hospedagem de sites disponíveis para colocar sua plataforma no ar, muitas perguntas podem surgir. Afinal, esse não é um assunto de conhecimento geral e ainda gera muitas dúvidas.

A boa notícia é que atualmente existem muitas opções fáceis e práticas para usar no seu dia a dia.

Entretanto, é preciso que você saiba que todo e qualquer site na internet precisa de um serviço de hospedagem para funcionar, com a sua plataforma não será diferente. O que muda é o modelo de serviço de hospedagem de site que você escolhe.

O que é o serviço de hospedagem de sites?

A hospedagem é um serviço que aloca espaço em um servidor para um site armazenar seus arquivos. A hospedagem disponibiliza os arquivos que compõem um site (código, imagens, etc.) para visualização on-line. Cada site que você já visitou está hospedado em um servidor.

Esses arquivos, armazenados em um servidor por um serviço de hospedagem, fazem com que os sites funcionem e possam ser acessados e utilizados por usuários que tenham acesso à internet e ao seu endereço digital.

Logo, independentemente do tipo de hospedagem de site que você escolher, ele precisa ser integrado ao seu endereço, para que qualquer pessoa com o domínio do site possa, de fato, acessá-lo.

O domínio apenas faz o direcionamento do usuário até o site que você irá construir, para construir um site, você precisa de um local para colocar os arquivos que o compõem.

Pense no seguinte: enquanto o domínio do site é o endereço, a hospedagem funciona como o terreno, onde toda a estrutura de uma casa será construída. 

É o serviço de hospedagem de sites que possibilita, não apenas armazenar os arquivos necessários para o seu site existir, mas também a disponibilidade de acesso a eles por qualquer pessoa que o visite.

Esse é o básico de como os sites que acessamos na internet funcionam. A partir daí, diversos tipos de hospedagem de sites podem ser oferecidos, de acordo com cada tipo de uso ou necessidade.

Aprender quais são os tipos de hospedagem de sites disponíveis vai te ajudar a decidir, conforme a sua necessidade. Evitando que você perca tempo e até mesmo dinheiro.

Leia também: Existe diferença entre domínio e hospedagem? Saiba tudo sobre o tema!

Você pode conferir a disponibilidade de um domínio usando nossa ferramenta de busca abaixo:

  
  
  
  

Como funciona o serviço de hospedagem de sites?

O serviço de hospedagem lida com leituras e gravações dos arquivos que fazem parte do seu site.

Cada acesso que acontece na sua plataforma, ou seja, cada vez que alguém visita a plataforma, exige um pouco dos recursos de hospedagem. Da mesma forma, cada recurso ou página que você adiciona à plataforma, exige um pouco mais da hospedagem.

Para entender como funciona, pense no seu computador ou celular, cada vez que você instala um aplicativo ou faz o download de uma imagem, por exemplo, um pouco do espaço desses dispositivos é consumido, não é mesmo? Com o passar do tempo, o dispositivo vai ficando “cheio” e reduzindo o espaço livre.

No caso da hospedagem, a cada vez que alguém acessa o site, um pouco do “espaço” dela também é consumido.

Portanto, ao escolher o tipo de hospedagem de site que você usará, é preciso considerar alguns aspectos como: 

  • poder de processamento do servidor;
  • o espaço necessário;
  • número de acessos simultâneos e mais.

Esses são fatores muito relevantes que vão impactar não apenas no preço do serviço contratado, mas também na viabilidade dele em relação a sua necessidade.

O serviço de hospedagem de site fornece os recursos necessários para que o acesso ao seu site possa acontecer da melhor maneira possível.

Leia também: Dicionário do programador: 50 termos da internet ligados ao seu site

5 principais tipos de hospedagem de sites

Para que o acesso ao seu site seja disponibilizado da melhor forma possível, é preciso personalizar as necessidades específicas de cada cliente. Dessa forma, foram criados tipos de hospedagem de sites diferentes que vão servir a cada uma dessas necessidades.

Afinal de contas, não seria lógico cobrar de um pequeno empreendedor, com um site com mil visitas mensais, o mesmo valor de uma hospedagem de um grande portal com 5 milhões de visitantes mensais, não é mesmo?

Cada um deles exige espaços e recursos diferentes da plataforma de hospedagem, afinal, o site com muitos visitantes exige muito mais recursos que um pequeno site.

Esse é apenas um exemplo de diferenças que vão exigir personalizações e diferenças no tipo de hospedagem de sites.

Para entender mais detalhes de como tudo isso funciona, conheça os 5 principais tipos de hospedagem de sites.

1. Hospedagem compartilhada

A hospedagem de site compartilhada é talvez a mais comum entre as possibilidades que você encontra no mercado. Uma das principais razões para isso é o fato dela agregar um bom custo benefício para a maioria dos clientes. 

Esse é o tipo de hospedagem com um custo mais baixo, pois a empresa que oferece o serviço, não precisa disponibilizar um servidor exclusivo para você.

Como o próprio nome diz, a hospedagem é compartilhada, o que significa que você e outros clientes vão compartilhar o mesmo servidor, seu poder de processamento e utilização dos recursos oferecidos.

Atenção! Vale lembrar, que isso não quer dizer que vocês vão compartilhar o endereço do seu site. Estamos falando aqui apenas do serviço de hospedagem, ou seja, dos recursos disponíveis para colocar e manter o seu site no ar.

Vantagens do uso de uma hospedagem compartilhada

A principal vantagem da hospedagem compartilhada é o seu preço acessível, entretanto, ela também oferece diversos recursos interessantes, ok?

Ela é ideal para quem está iniciando agora e ainda não possui muitos acessos simultâneos em sua página.

Desvantagens do uso de uma hospedagem compartilhada

Suas desvantagens estão no fato de que o seu site não terá disponível todo o poder de processamento de um servidor único apenas para ele. Ou seja, seu site pode não carregar tão rapidamente quanto em um servidor dedicado em momentos de muitos acessos.

2. Hospedagem de servidor dedicado

O tipo de hospedagem de site que chamamos de servidor dedicado faz exatamente o que seu nome sugere: disponibiliza um servidor dedicado, ou exclusivo, ao seu site.

Dessa forma seu site opera diretamente de um servidor próprio, oferecendo flexibilidade, alto poder de desempenho e customização.

Ao contrário da hospedagem compartilhada, que limita suas configurações e uso, os servidores dedicados oferecem muito mais desempenho e recursos, tornando-os ótimos para sites que possuem um alto tráfego.

Com um servidor dedicado, o seu site funcionará com mais rapidez, além de ser mais estável ao lidar com momentos de pico de acessos.

Esta é a opção mais procurada para aqueles que possuem sites que recebem muitos acessos diários e simultâneos.

Vantagens do uso de uma hospedagem de servidor dedicado

As vantagens do uso de uma hospedagem de servidor dedicado são bem claras. Podemos citar, entre as principais, a:

  • segurança;
  • grande poder de customização;
  • alto desempenho;
  • estabilidade;
  • capacidade de lidar com alto tráfego.

Desvantagens do uso de uma hospedagem de servidor dedicado

A principal desvantagem nesse caso é o preço. Mas, podemos citar também a exigência de um conhecimento mais aprofundado para realizar maiores configurações e realmente obter o que de melhor uma hospedagem dedicada pode oferecer.

Leia também: Qual a Diferença entre Hospedagem Business e Compartilhada?

3. Hospedagem de servidor virtual privado (VPS)

Para explicar o que é uma hospedagem de servidor virtual privado (VPS) vamos precisar dar um passo para trás e entender o que é uma VPS.

A sigla VPS vem do inglês para Servidor Virtual Privado, e representa um serviço intermediário entre uma hospedagem compartilhada e uma hospedagem de servidor dedicado.

Um VPS representa a criação virtual de um servidor dedicado em um servidor compartilhado. Ou seja, parte dos recursos de um servidor compartilhado é reservada apenas para você.

Dessa forma, você terá muito mais estabilidade em seu site, previsibilidade, segurança e até mesmo um maior poder de customização.

Embora a maioria das pessoas considere começar com uma hospedagem compartilhada para só depois fazer um upgrade para VPS, após o aumento do tráfego, alguns sites teriam maiores benefícios se iniciarem com o serviço de VPS desde o início. Principalmente sites que lidam com informações sensíveis como dados de clientes.

Vantagens do uso de uma hospedagem de servidor virtual privado (VPS)

As grandes vantagens no uso de uma hospedagem de VPS estão na segurança, estabilidade dos recursos de seu site e no poder de customização que você tem com seu servidor.

Dependendo da necessidade de sua empresa, você pode precisar implementar serviços que só são possíveis em um servidor dedicado.

Desvantagens do uso de uma hospedagem de servidor virtual privado (VPS)

O uso do serviço de hospedagem de site do tipo VPS pode requerer um conhecimento técnico um pouco maior, dependendo da necessidade que você possui com o seu site.

4. Hospedagem na nuvem (cloud)

A hospedagem na nuvem (cloud) é muito parecida com a de uma VPS, ao contar com servidores virtuais. Porém, ela não se prende a apenas um servidor virtual remoto.

Por se tratar de um serviço realizado em nuvem, ou seja, em sistemas baseados em diversos servidores remotos, este serviço pode operar de forma muito mais personalizada, permitindo aumentar a sua capacidade conforme a necessidade, ou o momento.

Com isso, essa modalidade ganha um imenso poder de escalabilidade, além de ter um custo ainda menor do que o de uma VPS comum — o que faz dela uma ótima alternativa de hospedagem para quem ainda não tem certeza de qual tipo de hospedagem de site escolher.

Vantagens do uso de uma hospedagem na nuvem (cloud)

As principais vantagens desse tipo de hospedagem estão em sua escalabilidade e o seu preço, ao compararmos com os outros tipos de hospedagens.

Desvantagens do uso de uma hospedagem na nuvem (cloud)

Entre as desvantagens, a que mais chama a atenção é a necessidade de uma pessoa com bom conhecimento técnico para você tirar o melhor do serviço.

5. Hospedagem personalizada para plataformas CMS

As hospedagens personalizadas para plataformas CMS são bem comuns e são hospedagens que facilitam o seu trabalho entregando de maneira bem prática, tudo o que você precisa para montar o seu site facilmente com o seu CMS preferido, como, por exemplo:

  • WordPress;
  • Magento;
  • Joomla;
  • Drupal;

As empresas de hospedagem oferecem planos personalizados com integração direta com o CMS, como a solução de hospedagem WordPress da GoDaddy.

Se você gosta da ideia de criar seu site dentro do WordPress, confira o passo a passo que apresentamos no vídeo abaixo. Assim, você resolve todas as suas dúvidas sobre hospedagem de site e como criar sua plataforma, de uma única vez!

Vantagens do uso de uma hospedagem personalizada para plataformas CMS

A grande vantagem aqui é a facilidade que você tem em contratar um serviço que já oferece o CMS que você precisa de maneira muito mais prática. Sem necessidade alguma de conhecimentos mais profundos no assunto.

Desvantagens do uso de uma hospedagem personalizada para plataformas CMS

Como é um plano voltado para usuários que buscam praticidade e exige menor conhecimento técnico, pode não ser suficiente para grandes projetos.

Como identificar o tipo de hospedagem de um site

Identificar o tipo de hospedagem de um site apenas fazendo uma visita a ele pode não ser assim tão simples.

Isso porque a diferença nos serviços está em toda a “engrenagem” que funciona por trás do site. Mas, há algumas pistas que podem dar uma ideia do tipo de hospedagem que um site usa, como um baixo desempenho ao carregar páginas ou imagens.

Outra forma de como identificar o tipo de hospedagem de um site é por meio de uma ferramenta on-line que faça uma análise técnica do site, recebendo assim, informações que possam trazer algumas respostas.

Pronto para encontrar o tipo de hospedagem de site certo para você?

Agora que você aprendeu tudo o que precisava para encontrar o tipo de hospedagem de site perfeito para você ou sua empresa, fica mais fácil tomar a decisão certa.

Como você viu aqui, o mais importante na hora de decidir qual a melhor escolha é entender bem qual a sua necessidade e o quanto você pode investir.

Com essa informação em mente, bastará escolher aquela que melhor resolve os seus problemas.

Para que tudo isso possa ser feito com mais facilidade e agilidade, sem códigos e em alguns minutos, conheça a ferramenta de hospedagem da GoDaddy. Aproveite para comprar o seu domínio e usar nosso criador de sites, tudo em um único local.