ArtigosCategoria

Saiba quais são os 4 principais tipos de redirecionamento URL

Tempo de leitura:7 min
Rafael Queiroz Bastos
tipos de redirecionamento

É natural alterar o domínio ou as URLs das páginas de um site em virtude de uma nova estratégia de marketing ou simplesmente para otimizar o rankeamento SEO (Search Engine Optimization). Para colocar essa tática em prática, é fundamental que o proprietário do site conheça os principais tipos de redirecionamento de URLs.

Consistem em um conjunto de códigos que direcionam automaticamente um usuário de uma URL antiga para a nova. Além disso, são fundamentais para que os algoritmos do Google identifiquem que um conteúdo antigo esteja em outra página.

Essa medida conta pontos preciosos para uma estratégia de SEO, que visa justamente o melhor rankeamento de uma página de site nos primeiros resultados dos motores de busca, como Google, Bing, Yahoo, dentre outros.

Dentre os mais de 200 fatores que influenciam no SEO de um site (Backlinko), fazer o redirecionamento de URLs adequado deve ser prioridade, mas por que?

Continue a leitura do artigo até o fim para descobrir não só a resposta para essa pergunta, mas também os 4 principais tipos de redirecionamento de site. Vem com a gente!

O que é redirecionamento de site?

O redirecionamento de site é um recurso que encaminha automaticamente os visitantes de uma página que mudou de nome para sua nova URL. Além disso, existem códigos de redirecionamento que alertam os robôs do Google de que o conteúdo de uma página foi transferido para outra, de modo que não interfira no SEO.

A ideia é garantir que usuários que frequentam uma página por determinado endereço não se frustrem ao tentar acessá-la e encontrar uma mensagem de erro sem maiores explicações.

Vamos fazer uma analogia com a vida off-line. Imagine que um cliente frequente com alguma periodicidade uma costureira para fazer ajustes em suas roupas. Entretanto, um belo dia, ele chega ao local e vê que o negócio não se encontra mais lá.

Esse inconveniente pode ser frustrante, não é mesmo? Entretanto, caso a costureira tenha apenas mudado de local para o quarteirão seguinte, seria prudente colocar uma placa que alertasse sobre a mudança e apontasse o novo endereço.

Alguns tipos de redirecionamento de URLs funcionam com o mesmo princípio dessa placa de aviso, uma vez que encaminham os usuários para o novo local onde se encontra o conteúdo que eles procuram.

Para que servem os códigos de redirecionamento de URLs?

Como vamos ver mais adiante, existe uma série de códigos de redirecionamento com objetivos e naturezas distintas. Entretanto, o fato é que todos agem especificamente para encaminhar o usuário e o algoritmo do Google para outra URL.

Diante disso, podemos enumerar três vantagens em realizar o redirecionamento:

  • preservação do link juice, isto é, que toda a estratégia de backlink e autoridade da página anterior pertence agora ao novo endereço;
  • garante a melhor experiência do cliente e a indexação de páginas ativas aos motores de busca, uma vez que sem o redirecionamento tanto os usuários quanto o Google encontrarão a mensagem de erro 404 (Página não encontrada) ao acessar o conteúdo;
  • aprimora a autoridade da página, pois evita a existência de conteúdo duplicado. A ideia é encaminhar os usuários de todas as páginas antigas e derivadas para o novo endereço principal.

O ideal é monitorar periodicamente os redirecionamentos para verificar se ainda estão ativos e para que não gerem prejuízos ao ranqueamento do site.

Quer aprender mais sobre SEO? Confira 4 dicas para implementar uma estratégia de sucesso para melhorar seu tráfego orgânico.

4 tipos de redirecionamento de URLs

Conheça quatro tipos de redirecionamento de sites e quando usá-los de forma eficiente para seu site.

Redirecionamento 302

O código de redirecionamento 302 é ideal para mudanças temporárias do site. Imagine que um domínio esteja suspenso apenas por um tempo limitado para manutenções técnicas ou até para realizações de testes A/B.

Dessa forma, o código 302 é perfeito para realizar esse redirecionamento de forma mais simples e superficial. Nesse caso, o histórico de SEO da página original não é integrado com o da temporária, uma vez que os motores de busca não reconhecem a mudança como definitiva.

Redirecionamento 301

Já o Redirecionamento 301 é a melhor opção para quem deseja fazer a mudança permanente no endereço dos conteúdos. 

Se você fizer uma reestruturação geral de URLs para otimização ou realizar uma migração completa para outro endereço, esse código garante o encaminhamento automático do usuário.

Esse método assegura a preservação de todo o histórico de SEO da URL original, como pagerank, link juice, etc. 

Redirecionamento 307

O redirecionamento 307 é um comando temporário muito eficiente, pois preserva o método HTTP original da página. Esse recurso é muito interessante em formulários de contato para leads, conteúdos de teste A/B e autenticação.

No primeiro caso, quando o usuário preenche o formulário para uma pesquisa ou assinatura de newsletter, o navegador o encaminha a uma seção temporária de agradecimento ou de confirmação do processo. 

O código 307 age ao preservar a página inicial do formulário, para que ocorram novas submissões de outros usuários ao longo do tempo.

No segundo exemplo, donos de sites utilizam esse redirecionamento para efetuar testes A/B, ou seja, quando um visitante acessa um link e o servidor o redireciona para outra página similar.

No último caso, quando o usuário acessa uma seção que exige cadastro, o código o redireciona para a página de login.

Redirecionamento 302

Assim como o redirecionamento 307, o código 302 também consiste em uma mudança temporária da página de um conteúdo. A diferença principal está no fato de que este efetua uma mudança mais genérica, pois não preserva o método HTTP original.

Essa opção também é interessante para testes A/B e formulários, mas alguns donos de site também a executam para lançar promoções temporárias.

Por exemplo, se você deseja alterar a home page do domínio somente durante o período da Black Friday, para uma página de saldos exclusivos, então o redirecionamento 302 é uma ótima solução.

Saiba mais sobre a importância do código HTML no desenvolvimento dos sites:

Conheça o Criador de Sites da GoDaddy

Quer criar um site novo para sua empresa para depois aplicar seus conhecimentos sobre os tipos de redirecionamento de URLs? Nós temos a solução perfeita para você.

O Criador de Sites da GoDaddy é uma ferramenta simples e intuitiva para criar websites profissionais personalizados que transmitam credibilidade para os os usuários.

Conte com uma biblioteca de templates completa e 100% customizáveis, além de recursos simples de design gráfico, para desenvolver páginas rapidamente e com a identidade visual da sua marca.

Veja como aproveitar o máximo potencial do Criador de Sites no vídeo abaixo: