Se você quer que o seu site decole como uma das referências eu seu segmento, é imprescindível apostar também nos detalhes. Fazer uma análise das suas páginas e conferir tudo como se fosse o seu verdadeiro público é crucial. Ao seguir este caminho, um dos pontos que deve verificar é se há URL amigável de cada link que acessar.
Se já ouviu falar, mas ainda não sabe o que significa este termo, vamos compartilhar a seguir, junto com algumas dicas de como pode tornar seu canal digital mais receptivo e preparado para ser indexado nos buscadores com facilidade.
O que é URL amigável?
Para começar, URL é aquele link que fica na barra de endereço de um site. A sigla significa Uniform Resource Locator — com tradução livre para Localizador Padrão de Recursos. Nada mais é do que um direcionamento de onde aquele link levará quem está navegando.
Agora sobre a URL amigável, como o nome já indica, é um link que não causa estranheza e nos proporciona uma maior sensação de segurança para clicar nele. De forma prática, tente lembrar de alguma vez que acesso um endereço como este: www.site.com/dkmwbncx47/. Lembrou? Este tipo de página é um bom exemplo do contrário de amigável.
Se o seu canal digital contar com links como este, chegou o momento de alterá-los para que façam sentido com o conteúdo de cada área do seu site.
O que impacta tecnicamente?
Para o Google, bem como para outros mecanismos de buscas, ter URLs amigáveis coopera com a pontuação de um site de boa qualidade. Esta análise reflete em uma melhor indexação nas buscas on-line.
Esta premissa faz total sentido, já que se uma marca não se preocupa em organizar as informações do próprio site para receber bem seus consumidores, significa que não conta com um processo assertivo e que não tem algo de valor, comparado aos concorrentes bem preparados tecnicamente, para oferecer ao público-alvo.
O que impacta na experiência do usuário?
Os visitantes também sofrem. Imagine entrar em uma loja on-line para comprar algo que deseja muito e se deparar com esse tipo de falha na construção de um site. Pode gerar uma má impressão e a sensação de insegurança para preencher dados de compras.
Boas práticas para a implementação
Agora que você já sabe o que é URL amigável e também o que acontece quando não tem este tipo de configuração, chegou o momento de conferir as boas práticas para estruturá-las da melhor forma. Veja:
- estabeleça caminhos — nomedosite.com/categoria/subcategoria/nome-do-produto;
- utilize hífen para separar palavras — os buscadores entendem este caractere como espaço, portanto, evite o uso de outros elementos para não prejudicar a indexação de alguns termos;
- evite URLs longas;
- foque no uso de palavras-chave que façam sentido para aquelas páginas.
Gostou das nossas dicas? Veja também o que é uma extensão de domínio! Temos muito mais no blog da GoDaddy.