Você precisa encontrar mais clientes para sua empresa, mas não sabe como fazer isso on-line? Aprender a usar mídias sociais pode ser uma excelente solução para esse problema.
Independentemente do tipo de negócio — florista, manicure, contador, etc — você pode encontrar novos clientes nas redes sociais seguindo as nossas dicas.
Identifique seu consumidor ideal
Empreendedores de grande porte sempre querem oferecer tudo para seus clientes. Afinal, quanto mais produtos e serviços diferentes, mais vendas, certo? Errado.
No on-line, a concorrência é acirrada e o mercado está ocupado. O que muita gente não sabe é que, na verdade, você terá mais poder e eficiência no digital se restringir seu consumidor ideal e ser o mais específico possível.
Por exemplo, não basta se apresentar como fotógrafo para casamentos, retratos, produtos e recém-nascidos. Em vez disso, seu negócio dará muito mais resultados é ser conhecido como um fotógrafo de recém-nascidos que trabalha especificamente com gêmeos.
Depois, vá em frente e descreva o perfil ideal do seu consumidor. Tudo o que você disponibiliza on-line deve atrair esse tipo de pessoa. Isso significa que sua marca, slogan, página e avatar devem ser atraentes para esse tipo de cliente.
Mostre um problema que eles não sabiam que tinham
Continuando com o exemplo de fotógrafo de recém-nascido gêmeos. Você terá que mostrar às famílias que ter uma especialidade nessa área é realmente uma necessidade, e que nenhum tipo de fotógrafo regular trabalhará da mesma maneira que você. Agora a pergunta é: como você pode fazer isso nas mídias sociais?
- escreva um post no que mostre uma lista dos "erros comuns" que as novas mães fazem ao tirar fotos com seus gêmeos recém-nascidos em um smartphone;
- tuíte um link para uma ótima sessão de fotos que você fez e explique toda a estratégia que aconteceu nos bastidores;
- poste uma foto no Instagram ou no Facebook e peça às pessoas para avaliar o que há de ou certo na composição dela;
- crie um mural do Pinterest que dê para as novas mães ideias sobre como organizar seus gêmeos para uma sessão de fotos de última hora — quando ela só tiver dez minutos antes que algum dos bebês comece a chorar.
Em todos esses exemplos, você está mostrando que tem uma solução para um problema que, talvez, as mães nunca tivessem notado antes.
Oferecer a solução gratuitamente
Isso é contra-intuitivo para muitos proprietários de empresas, mas eu consegui alcançar um grande sucesso com esse método. Eu ofereço transferências de blog do Blogger para o WordPress. Para divulgar esse serviço, escrevi um extenso tutorial sobre como fazer isso. O que aconteceu?
Ele foi compartilhado em todas as mídias sociais e indexado pelo Google.
Naquele post, adicionei links de afiliados, além de algumas sugestões de pessoas que ofereciam aquele serviço, porque, embora as etapas não sejam tão difíceis, a dor de cabeça não vale a pena.
Então, entre pessoas que viram, compartilham ou leram o post, eu pude ver alguns que disseram: "Eu preferiria que esse especialista fizesse esse trabalho para mim do que esquentar minha cabeça com isso".
Uma ou duas vezes por ano, eu coloco esse link no Twitter ou no Facebook em um post oferecendo uma promoção ou desconto.
É assustador divulgar seu conhecimento de graça, mas essa é uma forma de testar e provar o que você tem a oferecer antes de se comprometer.
Siga sua competição
As ideias acima são ótimas, mas e se você não tiver como usar mídias sociais porque não tem seguidores? Começar do zero não é fácil, mas também não é impossível.
Encontre os perfis de todos os outros blogueiros e pessoas de seu nicho específico. Siga-os em todos os lugares — incluindo Facebook, Twitter, Pinterest, Instagram e via e-mail.
Você deve estar se perguntando: por que seguir todos eles?
- os seguidores de seus concorrentes podem se tornar seus seguidores;
- você pode conversar em tópicos e conversas que seus concorrentes participam;
- há a possibilidade de responder às perguntas do público, fazendo com que seu perfil seja notado;
- se compartilhar artigos em seu perfil, pode criar confiança e autoridade com seus seguidores. Isso mostra que você está disposto a compartilhar, mesmo que não seja seu próprio conteúdo.
Responda e participe
Tente reconhecer quando alguém compartilha seu conteúdo, te segue ou faz uma pergunta. Tente manter a conversa. Além disso, não tenha medo de participar de conversas das quais você não fazia parte inicialmente. Usando hashtags, por exemplo, você pode encontrar conversas no Twitter que podem te ajudar a encontrar novos clientes.
Ainda usando o exemplo do fotógrafo, vamos imaginar que você cria dois tipos de público-alvo em mídias sociais: outros fotógrafos com os quais compartilhar conteúdo (e possivelmente clientes) e, depois, seus consumidores.
Ferramentas úteis para acompanhar clientes em potencial
Você ainda pode fazer uso de algumas ferramentas interessantes para acompanhar os clientes que está conseguindo alcançar usando as mídias sociais.
- IFTTT — este software automatizado permite capturar dados automaticamente. Escolha uma “receita” que funcione para reunir leads. Por exemplo, se alguém menciona você no Twitter, o IFTTT adiciona automaticamente aquele usuário a uma planilha do Google Drive, assim você pode interagir com ele, se desejar;
- Hootsuite — essa ferramenta de agendamento não só ajuda você a agendar as postagens nas redes com antecedência, mas também permite que encontre conversas ao inserir palavras-chave ou hashtags específicas;
- Feedly — este leitor de RSS irá ajudar você a acompanhar os novos posts que saem de sua concorrência.
Seja paciente
A criação de autoridade on-line leva tempo. Por isso, não se frustre se você não enxergar resultados imediatos. Usar mídias sociais pode ser desafiador, mas vai valer a pena no final!
Eu, por exemplo, já consegui negócios em todas as plataformas e, uma vez que consegui vários clientes, os depoimentos e o boca-a-boca fizeram com que meu negócio se tornasse uma bola de neve crescente!
Lembre-se que as redes sociais são sobre ser... sociável. Quer aprender mais sobre elas? Acompanhe o blog da GoDaddy Brasil!