Etapa 2: escolha um criador de blog
Sempre que eu dou palestras sobre como começar um blog, as pessoas me perguntam qual plataforma de blog eles deveriam usar. Embora existam muitas opções por aí, o WordPress é o favorito, porque é fácil de configurar e versátil, com uma grande quantidade de plugins interessantes para fazer o seu blog fazer praticamente qualquer coisa.
Você não precisa saber nada sobre programação para usar o WordPress. Existe uma versão gratuita da plataforma disponível, mas faça um favor e salte para a versão paga. Como eu mencionei antes, eu comecei com uma plataforma de blog gratuito (não WordPress) porque eu era nova e tentava economizar dinheiro e não sabia nada sobre como começar um blog.
Este foi TampaBayFreebies.com e depois que eu consegui uma cobertura de notícias locais, o tráfego para o meu blog aumentou. Yay! Eu mal terminei de comemorar antes de ser atingida por um spam e perdi completamente o controle do meu blog.
Depois, passei horas tentando recuperar meu blog para poder voltar ao trabalho. Eu tive que verificar a minha identidade e propriedade do site... longa história. Todo o tempo, é claro, os visitantes de TampaBayFreebies.com estavam vendo “Desculpe, esta página não existe.”.
Agora eu uso a solução WordPress da GoDaddy para meus dois blogs.
É uma opção excelente e acessível e eu não tive nenhum problema com spam bots. Outras opções populares de plataforma de blogging incluem TypePad, Blogger, Squarespace, Wix e Tumblr. O problema é que em muitos casos:
- você não pode personalizar seu blog alterando o código de plano de fundo — embora algumas dessas plataformas tenham melhorado sua personalização, é significativamente mais difícil alterar o código de plano de fundo em outros criadores de blog. Você não tem a versatilidade e o poder de mudar seu site como o WordPress permite;
- você está limitado aos temas e estilos de design que eles oferecem — se suas necessidades forem simples, talvez você não se importe com a seleção de temas e estilos de blogs oferecidos por outras plataformas. Mas muitos donos de empresas e outros blogueiros gostam de personalizar a aparência de seus blogs. O WordPress oferece uma grande quantidade de temas gratuitos e temas premium para que você possa criar seu blog exatamente da maneira que desejar;
- eles carecem de apoio da comunidade na forma de fóruns e tutoriais, onde você pode obter guias "como fazer" gratuitos — o suporte da comunidade e o atendimento ao cliente também parecem limitados porque são plataformas gratuitas e não precisam se preocupar com você. Na verdade, quando tive problemas com meu blog gratuito, consegui encontrar um número de suporte ao cliente, e eles literalmente disseram que não podiam me ajudar porque eu não tinha comprado produtos arquivados com eles. Para ser justa, há um monte de guias gratuitos de "como fazer" em fóruns para os construtores livres, mas nem sempre são fáceis de entender e podem ser frustrantes de implementar;
- adicionar funcionalidade de comércio eletrônico pode ser difícil e caro — analise o quanto isso vai custar para você tornar possível vender coisas em seu blog. Nem toda plataforma de blogging torna isso tão fácil e acessível quanto o WordPress. Muitas pessoas usam o plugin WooCommerce para eCommerce no WordPress.
Então, vamos supor que você é esperto o bastante para usar o WordPress e seguir em frente.
Etapa 3: escolha uma hospedagem
Web hosting é o que torna seu blog visível para outras pessoas na web. Sem isso, ninguém, além de você, veria suas postagens no blog. É geralmente executado em um servidor de propriedade de uma empresa de hospedagem, e seu blog ocupa apenas um pequeno espaço no servidor. É como alugar um único apartamento em um prédio. Você paga pelo espaço que você usa.
Ao contrário de um apartamento, se sua conta de hospedagem cair, seu blog desaparece do ciberespaço e todas essas conversas param bruscamente. Pior ainda, imagine perder um patrocínio lucrativo porque seu blog foi sinalizado como spam e retirado, assim como o meu.
Por isso é importante escolher uma empresa de hospedagem de blog com boa segurança e uma garantia de tempo de atividade. Você precisa ter certeza de que seu blog estará ativo e visível para todo o mundo 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Não faça o que eu fiz, use a hospedagem paga desde o início.
Existem tantas empresas de hospedagem web por aí, todas alegando serem as melhores. Como você escolhe o que atenderá às suas necessidades quando estiver descobrindo como iniciar um blog?
Como determinar as necessidades de hospedagem do seu blog
Seu blog exigirá muito espaço de armazenamento para imagens e vídeos? Você espera muitos visitantes (tráfego)? De um modo geral, quanto mais espaço você tem em seu blog (por exemplo, fotos e vídeos) e quanto mais visitantes você tem a qualquer momento, mais espaço de armazenamento e largura de banda precisa.
Você terá tempo para fazer seus próprios backups e patches de segurança? O WordPress requer alguma manutenção regular de back-end. Se você não tem tempo ou não se sente confortável fazendo isso, pague a outra pessoa para fazer isso.
Você espera usar mais de um nome de domínio para levar as pessoas ao seu blog ou site?
Você vai precisar de muito suporte técnico? Se suas habilidades tecnológicas estiverem limitadas a ativar seu laptop, não use uma plataforma de blog gratuita. Pague pelo suporte. Isso economizará horas de busca na web por artigos de ajuda.
Quanto você pode pagar por hospedagem a cada mês? Os preços de inscrição para hospedagem compartilhada às vezes são baratos, mas os preços de renovação de assinatura são altos. Ao escolher a empresa certa para hospedar seu blog, considere os custos de inscrição e renovação, além de taxas adicionais, como a compra de armazenamento extra.
Certifique-se de que todas as cobranças estão dentro do seu orçamento para evitar o risco de coisas como não poder pagar e perder seu blog para sempre.
Vou mencionar a plataforma do WordPress gerenciado pela GoDaddy novamente porque é muito legal. A hospedagem está incluída, então você não precisa se preocupar com nenhum trabalho sujo de configuração do host de back-end. É barato. É muito, muito rápido — mesmo para blogs com imagens e vídeos — e você pode ligar a qualquer momento com perguntas.
Etapa 4: vincule seu nome de domínio ao seu blog
Qualquer empresa de hospedagem que você escolher deve ter um tutorial sobre como conectar seu domínio ao seu blog. Se não, esta é uma bandeira vermelha e você pode querer reconsiderar seu host.
Conectar seu domínio ao seu blog não deve ser como realizar uma cirurgia cerebral. Deve ser rápido e fácil. Depois de ter concluído este passo, começa a diversão.
Etapa 5: crie seu blog
Isso é o que você estava esperando desde o momento em que veio procurando instruções sobre como iniciar um blog. O momento em que você decide como ele vai parecer para o mundo. Agora, você escolhe seu tema WordPress e qualquer plug-in extra para melhorar o desempenho do seu blog.
Algumas palavras sobre temas do WordPress
Um tema é a camada externa do seu site; é como o mundo o vê. Os temas permitem que você teste diferentes estilos e layouts sem ter que recriar nada. Existem centenas de temas gratuitos disponíveis e centenas mais para comprar.
Como iniciar um blog Galeria de temas gerenciados pelo GoDaddy WordPress
Confira a galeria de temas do WordPress gerenciada pela GoDaddy, que apresenta milhares de soluções para todos os tipos de blogs. Esses temas incluem oito páginas personalizáveis pré-construídas, fácil construção de páginas de arrastar e soltar e acesso à milhares de plugins do WordPress.
Se você vai começar um tema livre ou pago, certifique-se de escolher um que reflita quem você é e o que faz. Você quer que seja estável, limpo e fácil de trabalhar. Para o propósito de colocar seu blog no ar rapidamente, basta escolher um tema básico para começar. Você pode personalizá-lo mais tarde.
Algumas palavras sobre os plugins do WordPress
Plugins ampliam as capacidades do WordPress. Você pode pensar neles como upgrades ou complementos para o seu blog. Para começar, você pode encontrar uma infinidade de plugins gratuitos no Diretório de Plugins do WordPress.
Etapa 6: publique sua primeira postagem
Agora, antes de você ir pirando, isso não é tão assustador quanto parece. Seu primeiro post pode ser simplesmente um parágrafo anunciando o nascimento de seu novo blog. Você pode intitulá-lo, "bem-vindo ao nosso novo blog."
Definindo a escrita
Imagine que você está escrevendo para um bom amigo para falar sobre seu novo empreendimento. Ele já conhecem e gosta de você, por isso não é necessário alterar seu idioma ou tentar ser alguém que você não é.
Escreva no tom de voz que é mais natural para você. Isso ajudará a distinguir seu blog de todos os outros. Defina o cenário para seus leitores, descrevendo por que você está começando o blog e o que você espera realizar.
Responda a pergunta: Por que o mundo precisa de outro blog de estilo de vida/maquiagem/criação de filhos/fitness? Compartilhe as experiências que tornam seu ponto de vista valioso.
Não se preocupe muito em obter esse primeiro post perfeito. Claro, as migalhas da existência original da postagem podem aparecer em algum lugar, mas, na maior parte, tudo no seu blog WordPress pode ser alterado. Apenas dê uma chance.
Mais uma coisa antes de você clicar em publicar…
Essa é uma etapa decisiva que alguns blogueiros ignoram. Antes de publicar, você precisa ajustar a postagem do seu blog para que os mecanismos de pesquisa possam encontrá-lo. Porque, lembre-se, se os mecanismos de pesquisa não encontrarem suas postagens, nenhum ser humano encontrará. Veja uma breve descrição de como isso é feito:
- escolha uma palavra-chave ou termo-chave diferente para cada postagem, adicionando-a ao título, um subtítulo e, naturalmente, por todo o post;
- pesquise cada palavra-chave com a ferramenta de palavras-chave do Google. Escolha uma que esteja relacionada diretamente ao tópico do post e que tenha uma boa quantidade de tráfego, mas baixa concorrência;
- adicione meta tags para cada post usando um plugin como o WordPress SEO by Yoast.
Adicionar palavras-chave e meta tags a cada postagem pode parecer um incômodo, mas confie em mim, compensa muito.
Assim que seu primeiro post for publicado, você estará oficialmente no negócio de blogs. Parabéns, meu colega webpreneur! Agora você começa a avançar para o último passo, que é, essencialmente, um processo contínuo.
Passo 7: Promova seus posts, escreva mais e repita
Você está blogando para negócios agora, baby! Certifique-se de espalhar a palavra sobre esse primeiro post e cada um que segue, compartilhando um link para ele em suas redes de mídia social favoritas e, espero que mais cedo ou mais tarde, enviá-lo para sua lista crescente de assinantes de newsletter.
A importância de um calendário editorial
Se você ainda está lendo, agora sabe mais sobre como começar um blog do que quando comecei a blogar, em 2009. Mas, deixe-me fazer uma última sugestão: criar um calendário editorial e decidir com que frequência deseja postar.
Se você não tiver tempo para escrever quantas vezes quiser, considere a contratação de um ghostwriter, faça um chamado para os escritores convidados ou até mesmo contrate um gerente de conteúdo para escrever seu material e postá-lo para você. Leia este excelente post para detalhes sobre o caminho certo para criar um calendário editorial.
Você está a caminho!
Depois de desenvolver um arquivo saudável de posts, use-o para continuar crescendo. Você pode continuar refinando suas habilidades de SEO, aprender a usar seu blog para direcionar mais tráfego para seu site para aumentar as vendas e enviar seu conteúdo para a mídia para se estabelecer como um especialista em seu campo. Agora que você está no trem do blog para empresas, as possibilidades são infinitas!