Aprender a fazer um portfólio digital pode ser a solução para quem deseja se recolocar no mercado de trabalho, bem como para quem pretende ter uma “carta de visita” moderna e atualizada. Afinal, é por meio dele que muitas pessoas apresentam seus melhores trabalhos.
Independentemente do tipo de profissional, ele funciona como uma vitrine, apresentando suas qualificações, formação, habilidades e experiência profissional.
Logo, o portfólio digital é importante para:
- mostrar sua identidade;
- fazer com que seus prospects admirem você;
- te apresentar como um profissional;
- se recolocar no mercado de trabalho
Se você está interessado em criar este documento, então continue a leitura para entender como se faz um portfólio digital a fim de atrair a atenção dos seus possíveis clientes.
O que é um portfólio digital?
Portfólio digital é uma forma de apresentar um conjunto de trabalhos profissionais que demonstra as competências, experiências e qualificações de uma pessoa. Ele pode ser útil tanto para empresas quanto por profissionais para atrair clientes, fechar contratos ou conquistar uma oportunidade de trabalho.
Confundido com o currículo, o portfólio digital contém unicamente os trabalhos desenvolvidos pelos profissionais, enquanto na base curricular também são inseridos os dados pessoais, empregos anteriores e cursos realizados.
Além disso, a estrutura é diferente. Geralmente, o portfólio digital tem um modelo mais criativo para realçar os tipos de atividades de acordo com cada ramo. Não é à toa que um ator tem um portfólio em vídeo; um jornalista com reportagens em links, enquanto um designer mostra suas peças gráficas.
Em outras palavras, o portfólio digital foca nas habilidades e conhecimentos do criador, apostando para que o cliente ou o empregador compreenda suas qualidades.
Por que fazer um portfólio digital?
A produção de um portfólio digital é interessante para especialistas de todas as áreas. Isso porque o material divulga projetos para os diversos setores do mercado de trabalho do país, além de ser um formato mais interessante do que um portfólio físico, pois gera maior alcance devido ao compartilhamento virtual.
Afinal de contas, jornalistas podem ter blogs com seus melhores artigos, designers com suas artes preferidas, arquitetos com seus projetos de destaque, e assim por diante. Essa é a forma como os clientes em potencial ficarão sabendo dos trabalhos realizados para decidir se querem contratar o seu serviço, ou não.
Outro ponto interessante é que o formato virtual diminui o receio dos recrutadores que estão em dúvida se fecham um negócio com você. Isso porque este modelo de apresentação, quando bem realizado, é mais criativo, transparente e inovador, o que aguça mais a curiosidade do contratante.
Portanto, se você não possui um portfólio online, está na hora de parar de perder oportunidades e conquistar mais clientes.
Além disso, você pode estar em desvantagem em relação a outros profissionais. Se o seu concorrente criou a sua compilação de trabalhos e publicou, certamente ele está captando contratos que poderiam ir para você, concorda?
Como fazer um portfólio digital?
Após entender a importância de um portfólio digital, chegou a hora de aprender a criar um modelo fácil e prático. Separamos três passos para ajudá-lo no processo de criação. Confira!
1. Escolha o formato e a plataforma ideal
Criar um portfólio online é um grande desafio. Muitas pessoas pensam que é só desenvolver um site para portfólio e colocar suas informações principais. Porém, o que vai diferenciar você de outros profissionais é a forma como apresenta seus melhores trabalhos.
Quanto mais personalizado seu canal digital for, melhor será o seu branding, ou seja, sua marca terá muito mais força.
Hoje existem plataformas disponíveis no mercado de todos os tipos, e responsivos, como Wordpress, Wix, Shopify, Squarespace, entre outros. Com a GoDaddy, por exemplo, você cria um espaço para divulgar o seu trabalho de forma intuitiva, com recursos de fácil manuseio na hora da montagem.
Por isso, pense no formato ideal para o seu projeto e, em seguida, na plataforma. Um exemplo prático: se um escritor deseja fazer um portfólio, talvez seja ideal apostar em um blog, em que poderá detalhar suas obras e proporcionar conteúdos ricos para quem o acompanha.
2. Selecione os seus melhores trabalhos
Lembre-se de que o seu portfólio digital não precisa apresentar todos os trabalhos que você fez até hoje, e sim, somente os melhores. Escolha aqueles que vão te representar bem e transmitir a qualidade das suas produções.
Mas também não adianta incluir os projetos destacados de forma desorganizada. Seu portfólio não precisa ser uma linha do tempo, você pode incluir seus projetos favoritos ao lado dos que menos gosta.
O ideal é que você saiba como inserir seus conteúdos. Se possível, aposte em depoimentos dos clientes ou monte uma história que conte como foi a realização do seu projeto.
3. Inclua suas redes sociais
As redes sociais são o maior modelo de interação entre as pessoas, e somente por isso, elas não podem ficar de fora do seu portfólio digital. Com o Facebook e o Instagram e e-mails, por exemplo, seus clientes poderão deixar comentários.
Quanto custa um portfólio digital?
O valor de um portfólio depende de fatores, como quantidade de páginas, design, entre outros. Por exemplo, no site do Mercado Livre, um portfólio empresarial com até 10 páginas custa uma média de R$150. Mas vale ressaltar que um serviço terceirizado pode ter atrasos na entrega, falha ou rasura na impressão, entre outros detalhes.
Pensando nisso, para ter um material como você deseja, que tal construir o seu próprio portfólio digital?
Chegou o momento de criar seu blog ou site com a GoDaddy!
Tenha em mãos o planejamento que já fez seguindo os passos deste artigo e estruture sua página digital da maneira ideal para representar seu trabalho, conquistar novas oportunidades de emprego e atrair mais clientes.
Com o criador de sites da GoDaddy, você consegue montar um espaço para divulgação do seu trabalho de forma intuitiva. Assim, mesmo que não entenda de programação, é possível ter uma página que atenda às suas necessidades.
Ao mesmo tempo, você também pode contratar um dos planos de hospedagem da GoDaddy. Assim, você irá proteger suas informações, realizar transações e outros dados com conexões criptografadas. Todos possuem certificado SSL, segurança de rede, backups diários, e painel de controle de fácil usabilidade.
Gostou deste conteúdo? Então, veja também como fazer uma criação de sites descomplicada e conheça as soluções digitais da GoDaddy!