ArtigosCategoria

Guia para velocidade do site: como medir? Por que é tão importante?

Tempo de leitura:6 min
Rafael Queiroz Bastos

Você sabe qual é a importância da velocidade do site da sua marca? Mais do que melhorar a performance de navegação, esse fator também pode ser determinante para a otimização SEO (Search Engine Optimization), o que garante que ele terá melhor visibilidade no Google e em outras ferramentas de pesquisa.

E, quando falamos disso, estamos nos referindo à velocidade de carregamento do site. Isto é, quando o usuário digita a domínio da página na barra de navegação, qual é o tempo que leva para que todo o conteúdo seja carregado de modo que ele possa navegar pelas opções disponíveis?

Para quem usa webpage como loja oficial ou espaço para fechar negócios, a velocidade do site está intimamente ligada aos lucros dessa marca. Por exemplo, a taxa de conversão em vendas é três vezes maior para e-commerces com média de carregamento de apenas um segundo, conforme os dados do Blogging Wizard.

Mas, afinal, como testar a velocidade do site para saber se está com um desempenho aceitável? E, caso não esteja, como aumentar a velocidade da página? 

Confira o conteúdo até o fim para saber as respostas dessas e de outras perguntas!

Quais são as melhores ferramentas para medir a velocidade do site?

Afinal, como saber a velocidade de um site? Existem uma série de ferramentas que podem lhe ajudar nessa missão. O mais interessante é que elas são gratuitas e transmitem, com precisão, qual é o tempo de carregamento, incluindo:

  • GT Metrix
  • Pingdom Website Speed Test
  • PageSpeed Insights

Vamos falar um pouco sobre cada uma delas!

1. GT Metrix

A nota do GT Metrix, que calcula a velocidade de carregamento do site, vai de 0 a 100 e segue os critérios estabelecidos pelo Yahoo para melhor performance. 

Além disso, ele apresenta 27 fatores de referência para calcular a nota. Se a página falhar em algum desses critérios, o relatório final fará a sugestão de melhorias para cada um deles.

Essa ferramenta é gratuita, mas também oferece opções de planos pagos para uma análise ainda mais completa de todos os elementos que podem interferir no desempenho de carregamento da página.

2. Pingdom Website Speed Test

O mais interessante da Pingdom Website Speed Test é que, além das notas para o desempenho de carregamento, ela apresenta um diagrama com o total de requisições realizadas e o tempo específico de cada uma delas, além do peso desses conteúdos requisitados.

Sendo assim, desenvolvedores web podem fazer um monitoramento do desempenho individual de cada requisição para perceber o que pode ser melhorado de forma precisa.

3. PageSpeed Insights

Esse recurso do Google possibilita que o empreendedor avalie o desempenho do site tanto para dispositivos móveis quanto para desktop. 

Além de fazer um diagnóstico da velocidade do site, o PageSpeed Insights mostrará uma lista de pontos que podem ser melhorados para que a página carregue de modo mais ágil.

O diagnóstico é feito a partir de notas de 0 a 100, em que são mostrados, de forma aprofundada, todos os erros e acertos do site para proporcionar a melhor experiência de navegação. 

Para os dispositivos mobile, são observadas a velocidade e a experiência do usuário. Já para desktop, são diagnosticados apenas os detalhes da velocidade do site.

Como melhorar a velocidade do site?

Para melhorar a velocidade de um site, vários fatores devem ser levados em consideração visando otimizar o desempenho de carregamento das páginas. Isso vai desde o tamanho dos conteúdos até os problemas diversos na codificação JavaScript ou CSS, os outros que podem impactar a performance.

Com isso em mente, confira alguns meios de aumentar a velocidade da página:

  • contar com um plano de hospedagem ágil e sem sobrecargas para lidar com a demanda de acessos e solicitações do site;
  • diminuir o peso de arquivos de imagens, vídeos e outras peças gráficas para que não consumam mais tempo para carregar;
  • desabilitar recursos desnecessários de CSS, HTML, JavaScript e plugins que podem sobrecarregar as requisições;
  • aposentar as tecnologias mais defasadas e apostar em novas ferramentas mais poderosas para criação e gerenciamento das páginas.

Aliás, até mesmo os fatores que estão fora do alcance do desenvolvedor, como conexão ruim e cache desabilitado pelo usuário, podem dificultar o acesso à página. 

E, considerando o que está ao alcance do programador, é interessante usar ferramentas para medir a velocidade do site e encontrar o que precisa ser otimizado. 

Como criar um site com a velocidade ideal?

Para criar um site profissional otimizado e com incrível desempenho de navegação, não é necessário ser um expert em linguagem de programação. 

Afinal, ferramentas como o Criador de Sites da GoDaddy são excelentes para quem quer construir páginas personalizadas e sem muita dificuldade.

Essa plataforma é simples e intuitiva, além de contar com uma enorme biblioteca de templates exclusivos, fontes tipográficas e banco de imagens para que o empreendedor customize seu site da maneira que bem entender.

Nela, você conta com todos os elementos de site essenciais para a melhor navegação e credibilidade das páginas, como homepage, cabeçalho, diversos tipos de menu, estrutura de rodapé e elementos gráficos diversos, inclusive imagens e vídeos.

Todos esses recursos podem ser customizados para que o site fique profissional, seguindo a identidade visual da sua marca!

Saiba mais sobre o Criador de Sites da GoDaddy e impulsione a navegabilidade e velocidade do site:

Um site responsivo, dinâmico e ágil, somado com um bom provedor de plano de hospedagem, são pontos-chave para entregar a melhor experiência de navegação para seus clientes e encantá-los com as páginas da marca!

Portanto, para garantir a melhor velocidade do site, é vital adotar o melhor servidor de hospedagem, fazer sua configuração e combiná-lo com recursos funcionais de design. E a GoDaddy pode te ajudar em todos esses requisitos!

Esperamos que tenha curtido o conteúdo. Para mais como esse, continue de olho nas novidades do blog da GoDaddy e pegue todas as dicas sobre empreendedorismo digital! Até a próxima!