ArtigosCategoria

Você sabe o que é CSS? Entenda como funciona e para que serve essa linguagem!

Tempo de leitura:9 min
Rafael Queiroz Bastos

Se você já ouviu falar sobre programação, deve imaginar aquela tela com várias letras e números que formam códigos. Para facilitar sua compreensão, vamos apresentar o que é CSS, bem como seu funcionamento e até mesmo de que maneiras pode facilitar o seu dia a dia de trabalho.

Não precisa ter receio se não é um programador ou se não conta com habilidades técnicas básicas. Vamos ajudar você a ter um entendimento geral sobre o assunto e a lidar com soluções mais práticas para otimizar suas páginas da web. Confira!

O que é CSS e para que serve?

Afinal, o que é CSS e para que serve essa linguagem de programação? Reconhecida como uma uma linguagem de estilo, ela é utilizada por desenvolvedores para dar dinâmica e efeitos a páginas de sites e aplicativos construídas sobre uma linguagem de marcação, como o HTML.

Uma linguagem de estilo é aquela que realça a interface e aparência de um documento desenvolvido sobre linguagem de marcação. Portanto, o CSS é uma opção de código que trabalha junto com o HTML nos processos mais comuns de desenvolvimento WEB.

Caso você não saiba, CSS é a sigla para o termo inglês Cascading Style Sheets, que, em tradução direta, significa algo como folhas de estilo em cascata. De forma prática, ela funciona como uma camada de personalização ao conteúdo visível

Ele permite a separação do conteúdo HTML do documento das linhas de código de apresentação visual, o que facilita bastante o trabalho do desenvolvedor ao fazer a manutenção da página e atualizar os elementos visuais. Assim, ele não precisa mexer na estrutura e componentes de marcação de uma página.

O CSS é um código em que você pode fazer alterações rápidas de layout. Por meio dele, é possível separar formatos de conteúdos, bem como definir como serão exibidos em cada página. Com linguagem, os programadores podem definir:

  • fontes tipográficas do texto da página; 
  • tamanho e expressividade dos elementos; 
  • posição dos elementos na página;
  • efeitos visuais de movimento, como as transições e animações (sabe quando você passa o mouse por cima um ícone e ele ganha destaque?)
  • dentre outras possibilidades.

Quer aprender mais sobre o que é CSS e para que serve? Veja o vídeo abaixo do canal da GoDaddy no YouTube:

O estilo CSS garante a padronização visual das páginas

O CSS também garante o padrão da identidade visual de sua página ou aplicativo. 

Por exemplo, imagine que você queira definir uma padronização de cores, fontes e efeitos visuais, permitindo que os desenvolvedores definam estilos globais que se aplicam a todos os elementos de uma página ou aplicativo.

Isso é fundamental para criar uma coerência de na navegação e identificação do usuário com sua marca enquanto navega pelos seus principais canais. Nesse sentido, tanto a marcação HTML como o estilo CSS deve ser pensado de forma estratégica de acordo com a identidade visual escolhida para sua logo, embalagem de produtos, conteúdos de redes sociais, blog, etc.

A vantagem do CSS nesse sentido é garantir que o estilo visual padrão do seu site ou app seja replicado em todas as outras páginas do jeito que você personalize. Para isso, você pode utilizar apenas um documento .css e importá-lo para cada página .html do seu site para eles receberem a mesma configuração.

Caso você queira uma página com configurações diferentes, basta criar um novo documento .css com as configurações específicas e importá-lo.

O que é HTML e CSS e qual a diferença entre estilo e marcação?

Vamos entender melhor agora o que é HTML e CSS a partir do que significam seus respectivos formatos de linguagem.

O que é linguagem de marcação?

O HTML é a sigla para, em tradução direta, Linguagem de Marcação de HiperTexto. Ela é a mais conhecida e utilizada linguagem de marcação pelos desenvolvedores web e é vista como o bloco mais básico de toda a arquitetura de páginas na internet. 

As linguagem de marcação são o conjunto de códigos que estão por trás de todo tipo de interface e visualização na web. A própria página desse blog ou de qualquer outra página navegável possui uma estrutura de códigos de marcação por trás.

Mas, afinal, quais são as principais linguagens de marcação disponíveis?

  • HTML; 
  • XHTML;
  • SGML; 
  • XML.

Saiba mais sobre linguagem HTML com o vídeo abaixo produzido pela GoDaddy:

O que é linguagem de estilo?

E o que são as linguagens de estilo? O modelo de marcação foi idealizado para serem funcionais. Entretanto, eles precisam ser aperfeiçoados até chegar ao usuário final. 

A linguagem de estilo, portanto, foi criada porque o HTML não era capaz de compreender todas as necessidades que um programador tinha para criar padrões de formatação nas páginas. O CSS, no caso, veio como uma boa solução para aprimorar a estética dos sites.

Sabe aquele toque final na interface que torna uma página mais dinâmica e atrativa para quem navega? Especialmente quando pensamos nos sites como um canal para negócios comerciais, pensar em detalhes mais complexos e visuais das cores, fontes tipográficas e efeitos é fundamental, não é mesmo?

Portanto, esse é o papel principal das linguagens de estilo! Dentre as mais conhecidas, temos o próprio CSS, que é o tema do nosso artigo, assim como o SASS (Syntactically Awesome Style Sheets).

Enquanto o CSS é utilizado para descrever a aparência dos documentos HTML, o SASS possui um estilo similar, mas que traz upgrades e recursos adicionais que não existem no CSS, como as variáveis, mixins e funções. 

Como funciona o CSS?

O CSS é um código em que você pode fazer alterações rápidas de layout, como definição de cores e fontes, por exemplo. Essa camada proporciona não apenas a facilidade de personalização, como também ajuda a diminuir a repetição de conteúdo na estrutura do código.

Afinal, se esse tipo de configuração pode ser feita na folha de estilo, não precisaria se repetir diversas vezes na própria linguagem.

Algumas das propriedades que ele permite são:

  • manter um padrão de formatação em diferentes navegadores;
  • controle de layout em apenas uma folha;
  • criação de formatações com designs mais responsivos, pensando em usabilidade e experiência do usuário.

E quais são as funções do CSS? Existem algumas funcionalidades específicas que merecem destaque, como o Hover e o Modal. Você já ouviu falar nesses conceitos?

O que é Hover em CSS?

O Hover é usado para comandar o comportamento de um elemento (um ícone, por exemplo) quando o cursor do mouse passa por cima dele. 

Sabe quando você passa o mouse por cima de um ícone ou opção com link e a cor de fundo do botão muda? Ou simplesmente um efeito animado é ativado para dar destaque a opção escolhida? 

O Hover é uma excelente opção para dar mais dinâmica à navegabilidade do usuário, pois o site deixa de ter aparência mais estática e sem graça. Além disso, essa função também é extremamente efetiva para dar mais objetividade e controle ao usuário.

O que é Modal em CSS?

Outra função famosa do CSS é o Modal. Ele funciona como uma janela flutuante que aparece espontaneamente quando clicamos ou passamos o mouse por cima de um ícone ou link para outra página. 

Essa animação geralmente traz informações adicionais da página destino ou simplesmente solicita ações do usuário — seja o preenchimento de alguma caixinha ou o direcionamento para outra página.  

Sabe quando você navega em e-commerces, clica em um ícone para fazer logins e surge uma janelinha (como se fosse um pop-up) para inserir seus dados de usuário e senha? Ou então quando você clica em um produto e surge uma janelinha com preço e informações? Pois é, esse é um modal funcionando por meio de uma linha de código CSS.  

O CSS, nesse caso, tem a missão de descrever layout e o estilo visual do modal, enquanto o JavaScript ajuda no controle do comportamento desse elemento.

Preciso saber o que é CSS para criar um site profissional?

Agora você já entende o que é CSS, você já sabe como aplicá-lo no seu site junto com os aprendizados de HTML. 

Criar um site do zero pode parecer difícil quando a temática envolve códigos que não são nada familiares às suas habilidades, não é verdade? Entretanto, existem formas de trabalhar o estilo de suas páginas com mais rapidez e sem a necessidade de um conhecimento em programação.

Conte com o criador de sites da GoDaddy para otimizar seu tempo e seus recursos. Por meio desta ferramenta, é possível criar a casa digital do seu projeto de maneira intuitiva, clicando e arrastando elementos.

Aprenda como criar um site do zero com o criador de sites da GoDaddy agora mesmo. São apenas alguns passos:

Comece gratuitamente agora mesmo e tenha acesso a uma vasta biblioteca de fontes tipográficas, cores, banco de imagens e templates exclusivos. Modelos escolhidos? É só arrastar e personalizar as páginas com os elementos que você deseja.

Ter seu site profissional e personalizado de acordo com as características do seu negócio nunca foi tão fácil!

Caso queira personalizar algo em CSS e entenda sobre a linguagem, também é possível fazer alterações e tornar seu site mais ainda a sua cara! Se contar com um site em WordPress com o suporte GoDaddy, também poderá fazer as alterações desejadas. Comece o quanto antes e amplie sua atuação no segmento digital!

Produtos Utilizados