Você sabe preparar um webinar de sucesso? Esse tipo de transmissão ao vivo vem se tornando cada vez mais popular, principalmente depois que muitos profissionais tiveram que migrar suas palestras e conversas para espaços 100% digitais.
Seja para se conectar com outros colegas de profissão, reunir pessoas de um meio acadêmico ou até mesmo atingir diretamente o público alvo da sua empresa, essa é uma ótima técnica para atrair atenção para o seu negócio e aumentar sua visibilidade e relevância.
Quer saber de que maneira montar o evento digital perfeito? Continue lendo este artigo para entender como funciona e o que você vai precisar para fazer a transmissão! Você vai encontrar:
- o que é webinar?
- quais as vantagens de fazer um webinar?
- como montar um webinar?
O que é webinar?
Antes de começar a planejar o que você vai falar e como se organizar, vamos começar pelo básico: o que é webinar?
O termo vem do inglês “web based seminar”, que significa “seminário realizado via web”. Ele surgiu para a realização de conferências, palestras e aulas que são totalmente digitais e podem abarcar um público muito maior, sem a necessidade de que as pessoas se desloquem para um espaço físico.
Por conta disso, o webinar se tornou uma das sensações durante o período da pandemia. Profissionais que precisavam fazer eventos para conversar com seu público encontraram nessa ferramenta uma solução para manter o contato, mesmo em tempos em que tudo deve ser realizado via internet.
Quais as vantagens de fazer um webinar?
Se você tem dúvidas de que essa é uma boa estratégia para você, veja só os principais benefícios de apostar nas conferências on-line!
Visibilidade
No mundo digital, o seu público está exposto a várias empresas e profissionais que oferecem o mesmo que você. Então, como fazer para que o seu negócio chame mais atenção?
Uma ótima maneira de conseguir visibilidade é oferecer um seminário on-line. As pessoas irão assistir buscando informações concisas sobre o seu segmento, e você pode aproveitar para falar sobre como a sua empresa está relacionada a isso.
Então, aproveite para divulgar nas suas redes sociais e invista em campanhas de anúncios no Facebook, Instagram e Twitter para atrair pessoas que não te seguem, mas podem estar interessadas no assunto.
Relevância e autoridade
Quando você apresenta um seminário demonstrando domínio sobre o tema, a sua audiência vai dar mais valor ao tipo de conteúdo que você produz.
Afinal, uma coisa é acompanhar redes sociais e blogs. Mas, a partir do momento em que a pessoa percebe a consistência do seu conhecimento sobre aquilo que diz, ela te enxerga com outros olhos.
Destaque em relação à concorrência
Essa é a oportunidade ideal para mostrar o seu valor e se destacar em relação à concorrência, principalmente se essa for uma inovação no seu meio. Já pensou em ser o primeiro profissional do seu nicho a oferecer palestras digitais?
O seu público-alvo certamente irá achar essa novidade interessante e isso pode pesar ainda mais na decisão de compra ou fechamento de contrato.
Aumento de engajamento
Todo negócio deve usar redes sociais. Mas, mesmo que os seus seguidores sejam engajados e sempre comentem suas publicações nas redes sociais, a interação em um evento ao vivo gera muito mais proximidade.
Durante a transmissão, você pode fazer perguntas para que eles respondam nos comentários e selecionar algumas dessas mensagens para ler durante a apresentação. Também é importante abrir uma sessão de dúvidas para que todos tenham a oportunidade de se esclarecer.
Tráfego e vendas
Quem ainda não conhecia você, mas “caiu de paraquedas” na transmissão do seu webinar e gostou do conteúdo, certamente vai ao menos se interessar em abrir o seu site para ver “o que tem de bom”.
Com isso, você aumenta o tráfego orgânico de visitantes. E, ainda melhor, aumenta as chances de vender ainda mais.
Como montar um webinar?
Agora que você já sabe o que é e de que forma isso vai beneficiar o seu negócio, é preciso entender de que maneira organizar a sua transmissão para que ela realmente funcione.
1. Defina um tema para seu webinar
Antes de pensar em equipamento, data e outros detalhes, foque no princípio: sobre o que você vai falar? O webinar não é uma simples conversa com os ouvintes, não é uma live de redes sociais. Desse modo, é importante que você pense em um conteúdo relevante e prepare um material bem feito.
Então, vamos imaginar que você é um professor de idiomas. As pessoas que te seguem gostam de conteúdos que sejam relacionados às curiosidades da língua, mas também sobre culturas de países nativos.
O que preparar para um público como esses? Uma boa ideia é fazer um “aulão” com algum conteúdo mais segmentado. Que tal falar sobre pronúncia e mostrar diferentes sotaques — e, ainda, evidenciar as diferenças de cada um e demonstrar como falar de acordo com cada país?
Ou, ainda, caso o público seja mais profissional, você pode direcionar a sua aula para “determinado idioma para negócios”. Com certeza, o seu conteúdo irá chamar a atenção de quem está no desespero por aprender para ganhar mais oportunidades no exterior.
2. Escolha um modelo de apresentação
Agora, é o momento de escolher o tipo de apresentação que vai fazer. Você pode montá-la de inúmeras maneiras, mas é importante observar quais delas se adaptam melhor ao tema que será mostrado ao público.
Além de fazer uma transmissão sozinho, algumas das opções são:
- painel de conversa: nesse caso, há um debate que é direcionado por um mediador — aqui, é preciso ter ao menos dois convidados, e existe a possibilidade de participação do público para perguntas livres;
- demonstração de produto: se estiver lançando algo inovador, uma excelente ideia para chamar a atenção é convidar o público para assistir à apresentação e demonstração de um produto;
- summit: esse é um modelo comum para conferências e palestras, de modo que várias pessoas podem apresentar o seu próprio conteúdo dentro de um evento digital;
- entrevista: convidar uma pessoa para que ela responda perguntas relevantes ao público.
3. Faça um roteiro
Mesmo que você entenda muito do assunto, jamais chegue ao seminário sem ter preparado um roteiro. A mente humana às vezes prega peças e pode te fazer esquecer detalhes básicos, porém essenciais para a apresentação.
O que você vai fazer se esquecer o que ia falar e não tiver uma “cola”? Pense nisso e prepare ao menos uma lista de tópicos importantes que não devem ficar de fora.
4. Divulgação
Não adianta preparar o conteúdo perfeito se poucas pessoas vão ficar sabendo. Portanto, invista em diversas estratégias de marketing para divulgar o seu evento digital. As técnicas que podem funcionar bem são:
- landing pages no seu site;
- anúncios nas redes sociais;
- e-mail marketing;
- promoções exclusivas caso seu webinar seja pago.
E a divulgação também serve para o pós-evento. Grave-o e use trechos para postar em redes sociais para aumentar o engajamento.
Se gostou deste guia de como montar um webinar, veja só como o uso das redes sociais pode influenciar suas vendas!