Existe uma razão especial pela qual uma das plataformas de hospedagem de sites mais populares do mundo é o WordPress: plugins. Estas ferramentas são essenciais para ampliar as possibilidades de configurações e melhorar a usabilidade dos usuários.
Portanto, é preciso conhecer quais são os principais deles e como podem ser úteis para tornar a publicação de páginas ainda mais fácil!
Para que servem plugins do WordPress?
Segundo a pesquisa do W3Techs, o WordPress domina cerca de 35% da internet. Foram mais de 10 milhões de sites analisados e os seus principais concorrentes, Joomla e Drupal, mal chegam aos 3%, cada. Inclusive, quando se trata de gerenciamento de publicação de conteúdos, a porcentagem é ainda maior: a plataforma possui 60% do mercado.
Um dos pontos principais para torná-lo tão popular é a capacidade de se adequar às necessidades do usuário e poder agregar uma série de funcionalidades que tornam o site mais personalizado. E isso acontece por conta dos plugins do WordPress.
Eles funcionam como aplicativos que vão adicionando aos gerenciadores novas configurações de acordo com o que eles necessitam.
São milhares de recursos, como otimizar o texto para aumentar seu desempenho no Google, melhorias para e-commerce, proteção de spams, entre outros que distribuídos entre os mais de 50 mil plugins disponibilizados no Diretório do WordPress.
WordPress: plugins que são essenciais para seu site
Se existe mais de 50 mil plugins no WordPress, como saber quais são os mais necessários para o funcionamento da plataforma? A importância de cada um deles varia de acordo com o tipo de negócio que você tem, as páginas que colocou no ar e a funcionalidade do seu site.
Porém, é possível selecionar alguns plugins que são os mais populares entre os usuários do WordPress. Os principais são:
- Yoast SEO;
- WooCommerce;
- Akismet;
- Jetpack;
- Smush.
Conheça melhor cada um deles e entenda quais poderiam servir para você!
1. Yoast SEO
As estratégias de marketing de conteúdo vêm crescendo nos últimos anos, já que as empresas entendem a importância da publicação de textos para ganhar autoridade em assuntos de seu universo e captar mais leads.
Enquanto usar técnicas de SEO ao escrever é importante, há uma maneira de adicionar configurações que tornam aquela página ainda mais atrativa por meio do WordPress: plugins de otimização, como é o caso do Yoast.
Ele permite a adição de palavras-chave, criação de uma title e de meta description que irão aparecer nos resultados do Google. Além disso, oferece uma análise do texto para que seja possível entender se ele está bem otimizado.
2. WooCommerce
Quem tem e-commerce sabe o quanto é preciso ter um site funcional para que as vendas aconteçam conforme o esperado. Qualquer problema de atrito na jornada de compras do cliente, que pode ser causado por má funcionalidade das páginas, pode fazer com que ele abandone o carrinho e desista de finalizar o processo.
O WooCommerce se tornou um dos plugins do WordPress mais baixados justamente por auxiliar nesse caminho. Ele possui uma estrutura que facilita a venda de produtos por meio de uma loja virtual, além de poder se integrar com outras configurações.
Inclusive, existem versões específicas para métodos de pagamento. É o caso do WooCommerce PagSeguro, que permite aos clientes efetuar a compra com esse sistema.
3. Akismet Anti-Spam
Se as páginas do seu site possuem os comentários habilitados, existe a possibilidade de você receber muitas mensagens que são enquadradas como spam. Frases repetitivas e sempre de mesmos usuários podem, inclusive, ser ação de robôs automatizados.
Para situações como essa, recomenda-se o Akismet, o plugin mais popular de todos os tempos. São mais de 82 milhões de downloads, já que sua funcionalidade permite filtrar durante as 24 horas do dia comentários indesejados.
4. Jetpack
Ter um negócio on-line implica em fazer análises da performance do site. E, para isso, o Jetpack — o segundo plugin mais popular do WordPress, com 53 milhões de downloads — pode te ajudar.
Em suas configurações você pode melhorar a experiência com o aumento de tráfego orgânico, além de proteger e monitorar o seu site quando estiver ativo ou inativo. Inclusive, ele é capaz de gerar estatísticas para que você possa fazer análises mais complexas.
5. Smush
As imagens são muito importantes para melhorar a experiência em um site. Entretanto, elas precisam ser otimizadas para que as ferramentas de busca possam fazer sua leitura e comprimidas para que o tempo de carregamento da página não seja muito alto.
E é justamente para isso que o Smush serve. Ele permite a configuração e compressão de forma rápida para a implementação de recursos visuais.
É muito mais fácil usar seu site com a ajuda dos plugins do WordPress, não é mesmo? Aproveite e conheça mais dicas da plataforma aqui no blog da GoDaddy!