A otimização é um dos aspectos mais importantes para seu site ter um bom rankeamento nos principais sistemas de busca. Por essa razão, existem diversas ferramentas que podem ajudar, e uma delas é o Yoast SEO, um plugin para o WordPress.
Quer entender mais sobre ele e conhecer melhor suas possibilidades? Confira este artigo!
O que é o Yoast SEO?
O Yoast SEO é um plugin do WordPress. Ele auxilia o criador de conteúdo a verificar se seu texto está adequado às práticas de otimização em diferentes aspectos, que podem fazer muita diferença em termos de rankeamento.
Ao adicionar e configurar o plugin do WordPress em seu blog, você verá que, próximo ao editor de texto, na página de post, haverá um bloco do Yoast.
Lá será possível encontrar alguns aspectos relacionados à postagem, todos com uma bolinha ao lado esquerdo, que indica o quão correta está a utilização daquele ponto no texto, pensando em otimização:
- bolinha verde — postagem correta e amigável, poucos ou nenhum erro de SEO;
- laranja — quantidade maior de erros, pode ser consertado;
- vermelha — página totalmente fora dos padrões de otimização;
- cinza — por alguma razão o Yoast não está ativo naquela postagem.
Ele permite também editar o título SEO, o slug e a meta-descrição. O esquema das cores ainda funciona e oferece também a contagem de caracteres correta, bem como a inserção ou não da palavra-chave, para esses pontos.
É como um semáforo — símbolo usado, inclusive, pelo próprio plugin como parâmetro.
Como o Yoast SEO pode ajudá-lo?
Compreender o básico da otimização de páginas para os motores de busca (SEO) e colocar os aspectos principais em prática na hora de produzir conteúdo não é uma tarefa difícil.
Entretanto, são muitas as possibilidades que podem levar um artigo de blog a ser considerado otimizado ou não pelos buscadores.
Uma das maiores vantagens do Yoast SEO é destrinchar a otimização em itens, mostrando para o editor quais deles que estão de acordo com o esperado e quais não, como o número de palavras-chave no texto, se ela está contida no título e no primeiro parágrafo, se há ou não uma imagem e se o tamanho do texto está minimamente aceitável para otimização.
Isso facilita muito na hora de publicar o texto e até mesmo de reotimizar artigos antigos, publicados no blog antes da adição do plugin.
Além disso, aos poucos o uso dos recursos do Yoast gera aprendizado e melhoria contínua, e em algum tempo o editor já estará dominando completamente os principais preceitos de SEO para otimizar sua página.
O que achou de entender mais a respeito do Yoast SEO, um dos plugins mais usados do WordPress? Confira mais detalhes e outros artigos a respeito de blogs e sites aqui no blog da GoDaddy!