“Como fazer um site para minha empresa”? Essa é uma pergunta cada vez mais relevante no cenário de empreendedorismo que vivemos nos dias de hoje.
Afinal, vivemos tempos de transformação digital e explorar com sabedoria os recursos que a internet oferece é fundamental para aumentar o alcance das marcas, conversão em vendas e estimular o engajamento com o público-alvo.
Para se ter uma ideia, em 2021, 81% da população brasileira, o que representa um total de 152 milhões de pessoas, possuem acesso à internet, segundo matéria do Uol.
E cada uma dessas pessoas está a apenas alguns clicks de uma pesquisa do Google ou de um anúncio em redes sociais ou e-mail.
Diante disso, para causar uma impressão profissional eficiente ao seu público, saber como criar um site empresarial informativo, acessível e com um bom sistema de e-commerce representa um enorme diferencial competitivo.
Mas, afinal, como fazer um site para minha empresa? Preparamos 5 passos simples para você desenvolver a página do seu negócio do zero. Quer saber tudo sobre o tema? ? Basta ler este post até o fim!
Como fazer um site para minha empresa? 5 passos
1. Defina um planejamento estratégico para o site
O planejamento estratégico do seu site é o que vai definir quais são os objetivos do projeto e quais meios serão utilizados para alcançá-los. Isso é muito importante, pois existem diferentes tipos de websites e cada um exige preparação e desenvolvimento diferentes.
Por exemplo, ele pode ser:
- Institucional: com informações relevantes sobre a empresa, serviços e soluções prestadas, telefone de contato, endereço e história.
- E-commerce: loja virtual na qual os clientes podem preencher carrinho de compras, fechar negociação, fazer pagamentos online, criar uma lista de favoritos, enfim: o site é um dos canais de vendas do negócio.
- Blog de conteúdos: geralmente com uma hospedagem wordpress, esse tipo de site é uma ferramenta de marketing de conteúdo com o objetivo de gerar artigos informativos sobre o universo da empresa e engajar usuários.
Definido o objetivo do site, você pode agora pensar em quais recursos você vai investir de acordo com seu formato e necessidades. Vamos falar nos próximos passos de duas etapas fundamentais: a hospedagem e o domínio.
2. Contrate um bom plano de hospedagem
A hospedagem é a estrutura onde serão armazenados e gerenciados todo o histórico de dados e fluxo de informações do seu website. Ela é basicamente um espaço virtual de um servidor alugado por meio de um provedor.
Escolher um bom plano de hospedagem é a garantia de um site veloz, eficiente e seguro tanto para o usuário quanto para a empresa, pois é ele que vai assegurar a potência do seu site, que a casa fique 24 horas no ar e sempre em ordem.
Portanto, escolha a melhor hospedagem de acordo com o tipo e demandas do seu site, como fluxo de usuários, capacidade de armazenamento, etc.
O blog de uma pequena empresa, por exemplo, não precisa ter o mesmo servidor que um e-commerce de uma grande empresa com um grande número de visitas diárias.
Qualquer que seja seu tipo site, a GoDaddy Brasil possui um plano de hospedagem específico para suas necessidades.
3. Faça o registro de um domínio atraente
O domínio é o endereço (URL) do seu site na barra do navegador. Em outras palavras, ele é o nome que estampa a fachada da página da sua empresa para o usuário. Logo , nada como caprichar em um registro de domínio bem atraente, transmitir profissionalismo e chamar a atenção do seu cliente, não é verdade?
Um bom endereço de site também precisa ser fácil e simples de ser encontrado pelo seu público-alvo, pois dessa forma ele tem mais chances de aparecer nos primeiros resultados de pesquisa, como Google e Yahoo.
Nesse sentido, na hora de criar um site, também vale a pena contar com um TLD (Top-level domain) conhecido, que transmita credibilidade e as características do seu site. O TLD nada mais é do que as extensões .com, .net, .gob, ou a que você preferir.
A GoDaddy possui uma ferramenta de pesquisa de nomes de domínios disponíveis. Veja se você encontra o nome que sonha para o site do seu negócio: