Está na dúvida sobre como dar os primeiros passos do seu projeto digital? Nossa sugestão para dar esse pontapé inicial é aprender como criar site Wordpress!
Mas ter um website ainda é importante? Contar com perfis em redes sociais não é o suficiente para se manter competitivo?
Um site próprio funciona como um cartão de visitas digital para apresentar sua marca de forma profissional e organizada ao público-alvo.
Lá, os clientes navegam pelos produtos/serviços, informações de contato, histórico da empresa, feedback de outros consumidores e muito mais.
Além disso, um domínio de site próprio é fundamental para ranquear uma marca nos principais motores de busca, como o Google. Um cliente em potencial tem contato direto com seu negócio por uma simples pesquisa na internet.
Dados do Hubspot apontam que a principal fonte de tráfego de todos os sites da internet são pesquisas orgânicas do Google e de outros buscadores.
Para sua marca entrar no radar do público-alvo, aprender como criar um site do zero no Wordpress faz toda a diferença.
Afinal, o CMS (Content Management System) é uma solução simples e intuitiva para criar páginas institucionais, blogs e lojas virtuais com uma série de temas e plugins completos.
Aprenda como criar site Wordpress com a gente! Leia o conteúdo até o fim e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto!
Quanto custa ter um site no Wordpress?
O valor varia de R$0 a R$2.000, pois vários fatores interferem na hora de criar site Wordpress:
- Valor da hospedagem: existem planos mais completos (e mais caros), assim como planos mais simples (e mais baratos).
- Plugins, temas e funcionalidades: você vai investir em funcionalidades gratuitas ou premium?
Esses valores incluem sites do Wordpress.org, que é diferente da versão Wordpress.com. Você sabe a diferença entre ambos?
Enquanto o .com é uma versão gratuita e cheia de limitações, o .org é a opção ideal para criar site Wordpress profissional e de credibilidade em virtude da maior quantidade de controle e funcionalidades.
Este é o Wordpress como software de código aberto, que permite uma série de customizações e recursos mais completos. Entretanto, também exige um pouco mais do usuário, seja em habilidades técnicas ou em investimento.
No domínio .org, a instalação e as atualizações ficam a cargo do dono do site, assim como a adição de plugins e temas.
Além disso, a opção .org disponibiliza domínio próprio e profissional para estampar o espaço virtual do seu negócio, o que não existe na versão gratuita.
Qual Wordpress é gratuito?
O WordPress.com é a versão gratuita da plataforma. Essa opção é perfeita para criar um blog ou para usuários iniciantes com projetos menos ambiciosos.
Por ser gratuita, essa alternativa não traz tantas opções para gerenciamento e configuração de conteúdo, além de conter uma série de limitações nas funcionalidades.
Não é possível, por exemplo, trabalhar com plugins ou instalar temas que não estão disponíveis na galeria do CMS.
O usuário tem bem menos controle sobre a configuração do site, o que torna o conteúdo bem menos exclusivo e profissional. Veja algumas limitações:
- só permite registrar subdomínio, como “domíniodoseusite.wordpress.com”, o que torna o espaço menos atrativo para os clientes;
- planos mais simples que expõem anúncios no site sem o controle do usuário;
- processamento, largura de banda e capacidade de armazenamento menores;
- limitações para comércio eletrônico etc.
Diante disso, vamos guiar o restante do nosso conteúdo para criar site Wordpress na opção .org de código aberto. Continue a leitura!
Como fazer um site em Wordpress?
Siga o passo a passo:
- defina o formato do site (blog, institucional, portfólio, e-commerce?);
- escolha o nome de domínio;
- contrate uma hospedagem Wordpress;
- faça a configuração com os recursos do CMS.
Saiba mais sobre cada um dos tópicos!
1. Defina o formato do site
Você quer criar site Wordpress no qual formato?
- site institucional;
- blog;
- loja virtual;
- portfólio de trabalhos?
Independentemente de qual opção escolher, saiba que uma das grandes vantagens do Wordpress é fornecer funcionalidades, temas e plugins que contemplam todos os tipos de público.
Caso escolha um blog, lá você encontra um editor de conteúdo completo para:
- escrever artigos;
- formatar tópicos e seções;
- inserir conteúdo multimídia;
- gerenciar recursos de otimização SEO (Search Engine Optimization);
- agendar publicações;
- integrar conteúdos com redes sociais etc.
2. Escolha o nome de domínio
Por exemplo, imagine que você opte por um site institucional. A escolha do domínio é um passo estratégico dessa caminhada, pois deve refletir a identidade do cantinho virtual da marca.
O domínio é o endereço da URL para acessar um site pelo navegador. O do nosso site é godaddy.com/pt-br.
O ideal é que o domínio apresente o nome da marca e conte com extensões que transmitam credibilidade e reforcem a comunicação do negócio.
Algumas extensões interessantes são .com, .shop (para lojas virtuais), .edu (para negócio no ramo da educação) e por aí vai.
Faça uma pesquisa abaixo para saber se o domínio dos seus sonhos está disponível: