Você sabe o que é um e-mail spam? Se não ligou o nome à essa prática tão recorrente na atualidade, vamos explicar melhor para que você entenda e saiba como evitá-la em seu dia a dia. Veja!
Entenda o que é um e-mail spam
Com a modernização e popularização dos meios digitais, tornou-se comum a troca de informações por diversos canais on-line. Claro que muitos utilizam estes meios para propagar mensagens relevantes, porém, em paralelo, também cresceu o número de pessoas que utilizam endereços eletrônicos para finalidades não tão positivas assim — enviar spam é uma delas.
O e-mail spam nada mais é do que uma mensagem destinada a quem não espera e nem mesmo deseja recebê-la. É enviada para diversas caixas de entrada, sem uma estratégia específica e efetiva, resultando em rejeição por grande parte das pessoas.
Como evitar o recebimento
Muitas ferramentas de e-mail apresentam mecanismos de defesa para seus usuários e buscam identificar quando uma empresa ou pessoa física está criando e direcionando spam. Por meio da comunicação entre servidores, grandes provedores criam filtros que ajudam a afunilar os dados transmitidos, a fim de deixar passar somente aqueles reais e de interesse do destinatário.
Contudo, é quase impossível impedir todo tipo de e-mail spam. Principalmente pela quantidade de informações repassadas a todo minuto na internet. Mas, temos uma boa notícia! Se você ainda está recebendo em sua caixa de entrada aquelas mensagens que já estão tirando a sua paz e deixando suas pastas desorganizadas, não precisa se preocupar. Existem algumas formas de auxiliar no controle da situação:
- classifique tais mensagens como spam;
- não abra mensagens de remetentes desconhecidos;
- marque e-mails importantes como confiáveis;
- peça para sair de listas de e-mail marketing que não deseja mais fazer parte.
Tomar tais atitudes sinalizará para seu provedor quais emissores estão contribuindo para a criação de spam.
Como evitar o envio
Agora o cenário é outro. Se você tem um projeto próprio e deseja enviar e-mail marketing anunciando promoções e estabelecendo relacionamento com clientes, tenha os seguintes cuidados:
- verifique se todos os usuários listados querem receber sua comunicação;
- crie conteúdos atrativos;
- não utilize imagens pesadas que comprometam o carregamento do e-mail;
- não seja invasivo e não envie muitas mensagens em uma mesma semana;
- peça feedback do público a fim de melhorar o processo.
Agora você já sabe o que é, como evitar receber e enviar e-mail spam. Veja também 10 Dicas para Aumentar o Engajamento do Cliente Através do E-mail Marketing!