Você sabe o que é hospedagem de sites? Esse conceito é de grande importância na hora de montar um website para sua marca, pois é nesse espaço que será guardada e processada todos os dados e arquivos do site.
E, para ter uma presença forte na internet e um bom número de acessos, é fundamental contar com um site rápido, intuitivo e completo para garantir uma boa experiência do cliente, não é verdade?
Nesse sentido, hospedar seu site pela contratação de um bom plano pode ser um diferencial da sua marca para a concorrência.
A priori, trabalhar com hospedagem web e entender os conceitos envolvidos pode ser um assunto complicado. Afinal, compreender o universo dos servidores e lidar de maneira eficiente com ele é um desafio.
Pensando nisso, preparamos para você um guia de hospedagem básico! Leia o conteúdo até o fim para entender como funciona a hospedagem de sites na internet e veja a importância de investir em uma qualidade
O que é hospedagem de sites?
Um guia de hospedagem não estaria completo se não tratasse de seus conceitos primordiais. De forma simples, a hospedagem web é o que vai colocar o seu site no ar para que usuários possam acessá-lo.
Funciona assim: você escolhe o seu serviço e, então, poderá colocar seu site (imagens, vídeos e conteúdos) em um servidor.
Ao armazenar os arquivos, o servidor consegue disponibilizá-lo para os usuários da internet ou, em outras palavras, seus possíveis clientes. Desta forma, permite que suas páginas tenham visitantes de qualquer lugar do mundo.
E na prática, para que serve a hospedagem de sites? O serviço de hospedagem web é aquilo que vai dar vida ao portal. Ou seja, ela é a estrutura essencial para que tudo funcione da melhor maneira.
Em suma, a hospedagem vai:
- manter o seu site no ar, garantindo que fique funcional seguindo os termos de SLA (Service Level Agreement, ou Acordo de Nível de Serviço);
- oferecer serviços que vão desde segurança, até contas próprias de e-mail, otimizações de SEO e outros;
- proporcionar um bom desempenho do site evitando que ele tenha carregamento demorado ou até mesmo fique fora do ar.
Aprenda mais como funciona hospedagem de sites com esse vídeo exclusivo da GoDaddy:
Por que você precisa adquirir uma hospedagem?
É possível, sim, hospedar seu site em um servidor próprio. Porém, isso exige muito conhecimento a respeito do assunto e, também, computadores extremamente modernos e preparados.
É necessário, por exemplo, contar com fontes de alimentação 24 horas, um IP estático e uma manutenção totalmente em dia
Por isso, para evitar o desgaste de ter um servidor próprio, muitos preferem contratar uma hospedagem externa. Assim, o site não ficará fora do ar ou com problemas frequentes.
Além disso, uma hospedagem web completa, como o web hosting da GoDaddy, oferece diversos benefícios, dentre os quais:
- a instalação simples de aplicativos gratuitos — inclusive CMS, como o WordPress e o Joomla;
- banco de dados de 1GB (MySQL);
- monitoramento de segurança 24 horas;
- painel de controle intuitivo e flexível.
Esses detalhes podem fazer muita diferença em seu site, que poderá ser melhor aproveitado com um serviço de qualidade de hospedagem.
Quer aprender mais sobre o Wordpress? Confira o vídeo abaixo:
Quais são os tipos de hospedagem de sites?
Agora que você entendeu o que é hospedagem de sites, vamos falar sobre os dois tipos mais comuns: a dedicada e a compartilhada.
Hospedagem dedicada
Ter um servidor dedicado significa, como o próprio nome aponta, que o seu provedor de hospedagem oferecerá uma máquina particular para seu site.
Veja as vantagens deste serviço exclusivo:
- controle total de seu servidor — você realiza as personalizações de acesso e decide o que fazer com suas páginas da web!
- desempenho acima da média — com um servidor dedicado inteiramente ao seu projeto, você tem mais garantia de funcionamento do serviço. Isso quer dizer que poderá rodar sites mais robustos, pois terá mais espaço, velocidade e estabilidade!
Em termos de performance, essa é a melhor opção, porém, o custo é mais elevado. Mas, se você tem foco em segurança, controle e suporte, aposte nele!
Hospedagem compartilhada
Para desmistificar a hospedagem compartilhada, é necessário iniciar explicando que ela não necessariamente é um serviço de baixa qualidade.
Contar com um servidor compartilhado significa dividir a mesma máquina com outros sites, e isso não é sinônimo de ineficiência. Esqueça essa crença!
Alguns benefícios do compartilhamento:
- facilidade de gerenciamento — por este motivo, a hospedagem compartilhada é recomendada para quem está iniciando a presença na web. Administrar essa modalidade é bem mais simples e não requer conhecimentos técnicos;
- preços acessíveis — além das funcionalidades, as despesas também são compartilhadas, o que pode ser uma vantagem para quem está começando;
- suporte campeão — caso escolha fazer sua hospedagem com a GoDaddy Brasil, terá à disposição uma equipe técnica premiada para te ajudar!
Nem todos os sites utilizarão os recursos totais de um servidor. Para quem está dando os primeiros passos na web, como você, essa é uma ótima opção, principalmente para entender o serviço.
O que é hospedagem de sites na nuvem?
Também chamada de hospedagem cloud, esta modalidade reúne a capacidade de diversos servidores, ou seja, seu site fica salvo em mais de um lugar.
Por isso, caso ocorra algum imprevisto com algum dos servidores, poderá obter suporte dos demais em que você possui hospedagem.
Desta forma você garante uma estabilidade superior, pois sempre poderá recorrer a algum servidor — ou computador — neste pool de serviços.
Em nosso guia de hospedagem indicamos essa modalidade para quem deseja minimizar as possibilidades de problemas com sites fora do ar. Caso seu negócio funcione diretamente por conta do site — como e-commerces — esta opção pode ser a mais assertiva para você!
Qual a melhor opção de hospedagem para seu site?
Agora que você já entendeu melhor o que é hospedagem web e suas diferenças, é preciso fazer a escolha certa para garantir que seu site, loja virtual ou blog esteja em boas mãos.
Uma das dicas do guia de hospedagem para te ajudar a escolher a modalidade correta é considerar alguns fatores primordiais:
- confira sempre a qualidade de suporte de um serviço de hospedagem;
- se realiza backups periódicos;
- certificado SSL já incluso
- desempenho e tempo de carregamento;
- tempo de uptime (garantia de que sua página ficará o máximo de tempo possível no ar);
- se possui painel de controle fácil de manusear e personalizar;
- se o serviço tem uma boa reputação. Nesse momento, o mais barato pode sair mais caro;
- estabilidade dos serviços. Verifique outros sites que possuem o mesmo serviço de hospedagem e tenha certeza de que não caem muito, apresentando problemas de funcionamento e até mesmo reclamações registradas.
Além de questões estruturais básicas, como o atendimento ao cliente e a estabilidade dos servidores, existem alguns pontos que podem ser considerados um plus interessante de se ter ao contratar uma hospedagem de sites, uma delas é se existem ferramentas de segurança disponíveis.
Prevenção e remoção de malware, monitoramento de lista negra do Google e aceleradores de conteúdo, por exemplo, são opcionais, mas extremamente recomendadas.
Quer uma solução que oferece tudo isso e vai te proporcionar a criação de um site impecável para a sua marca?
O Criador de Sites da GoDaddy oferece planos diversos de acordo com seus objetivos e características do seu portal. E mais, ela ainda vem com uma ferramenta integrada de otimização SEO para melhorar seu tráfego orgânico.
Comece gratuitamente agora mesmo!
Entendeu o que é hospedagem de sites e como funciona esse serviço? Confira mais artigos sobre o tema no blog da GoDaddy Brasil!