Um das maiores vantagens da era digital é a possibilidade de criar e utilizar documentos e pastas de maneira remota e sincronizada, sem necessidade, muitas vezes, de ter que alocar espaço na memória do computador ou servidor. É o caso do armazenamento de arquivos na nuvem, amplamente utilizado hoje.
Você sabe o que é esse recurso e como ele pode te ajudar? Confira este artigo e entenda mais sobre o armazenamento em nuvem!
O que é o armazenamento de arquivos na nuvem?
O armazenamento de arquivos na nuvem permite um trabalho que, há certo tempo, só seria possível com dispositivos externos conectados ao computador: o compartilhamento de arquivos, que deveria ser feito, antes, com pen drives, HDs externos e outros periféricos.
Por meio da utilização dos sistemas cloud (em nuvem), pode-se manter uma grande quantidade de arquivos disponíveis para muitos servidores e até mesmo dispositivos móveis, como os smartphones, em um espaço on-line, e não em máquinas e dispositivos físicos.
É como se fosse um servidor com alto poder de memória, em que todos os arquivos podem ser compartilhados infinitamente, sendo a única limitação o nível de permissão que é dado para um ou outro e-mail ou documento.
Quais as vantagens do armazenamento de arquivos na nuvem?
Armazenar arquivos e pastas em nuvem traz muitos benefícios, pois a utilização de todos os documentos é mais simples e, além disso, ainda traz recursos que podem fazer a diferença no dia a dia de uma empresa ou de um desenvolvedor. Confira:
Atualização em tempo real
Imagine que o seu colega de trabalho precisa, agora, de um relatório totalmente atualizado para trabalhar. Como você faz? A cada atualização, terá que repassá-lo por e-mail ou pen drive, certo?
Pelo armazenamento de arquivos em nuvem, ao alterar o relatório, seu colega já poderá acessá-lo com as novas adições e mudanças, o que permite que o trabalho seja feito de forma mais ágil e eficiente, sem tráfego de informações desnecessário pela empresa.
Integração entre aplicativos
A maioria dos recursos cloud permite uma grande integração com outros — às vezes da própria empresa responsável pelo sistema cloud. É possível, por exemplo, passar um arquivo escrito no Word para uma plataforma em nuvem sem problemas de falta de compatibilidade. Inclusive, você poderá visualizar tal documento diretamente pelos recursos disponíveis na própria nuvem.
Segurança
A segurança é um dos pontos mais delicados do armazenamento em nuvem. É fato que, ao ter seus arquivos salvos por lá, uma queda de energia ou a queima de um disco rígido não fará com que você perca nada. Entretanto, já houve casos de problemas nos servidores de sistemas cloud que geraram perdas significativas de arquivos para alguns usuários.
Para esse caso, a melhor solução é fazer backups periodicamente e ter sempre cópias dos arquivos em algum local que não dependa nem do computador, nem da internet — como um servidor dedicado ou até mesmo pen drives, que são bons para casos específicos.
Entretanto, em assunto de segurança de dados, o armazenamento em nuvem ajuda muito. Isso porque é muito mais simples selecionar as permissões do que, por exemplo, em uma rede compartilhada em sua empresa, cujas configurações de segurança no sistema operacional podem exigir maior nível de conhecimento.
Agora que sabe mais sobre o armazenamento de arquivos em nuvem, aproveite as vantagens dele em seu trabalho! Para mais dicas, confira o blog da GoDaddy!