Maturidade digital das empresas: o que é e como medir

Tempo de leitura:6 min
Magali Pereira

Em um mundo cada vez mais conectado, estar fora desse contexto atrasa oportunidades estratégicas de inovação. Um parâmetro para acompanhar a transformação das empresas é medir o nível de maturidade digital.

Novas tecnologias surgem e se atualizam em uma velocidade impressionante. Dessa forma, os padrões de qualidade para processos e operações mudam. Afinal, se existe um método mais fácil e rápido, não adianta insistir em técnicas analógicas, certo?

Por isso, as empresas que investem na transformação digital ganham vantagem competitiva no mercado, principalmente se aplicam as ferramentas para melhorar a experiência do cliente.

A pesquisa Transformações digitais no Brasil, da consultoria McKinsey, destaca que a taxa de crescimento do EBITA (indicador financeiro) das empresas líderes em maturidade digital é até três vezes maior que as demais.

Os principais desafios das organizações para crescer digitalmente são: ter um roadmap exclusivo para a estratégia de digital e analytics, capturar e estruturar dados, encontrar talentos preparados para atuar em um modelo de negócio digital e desenvolver uma cultura baseada em dados.

Quer dar os primeiros passos na digitalização da sua empresa? Continue no artigo e entenda o conceito de maturidade e transformação digital, como medir o nível do seu negócio e as classificações do diagnóstico.

Boa leitura!

O que é maturidade digital?

A maturidade digital é uma escala que mostra a capacidade de adaptação de uma empresa às novas tecnologias para atender as exigências do mercado e dos clientes, aprimorar os processos internos e gerar mudanças no comportamento na equipe

Saber o nível de maturidade é fundamental porque amplia a visão sobre as possibilidades de desenvolvimento organizacional e direciona a atenção para as áreas que exigem mais atenção.

Dessa forma, a jornada começa com os ajustes dos processos ao meio digital, mas também exige atualização das equipes para desenvolver uma mentalidade analítica baseada em dados. Afinal, obter informações sem saber analisá-las não gera avanços.

O que é o processo de transformação digital?

A transformação digital é uma estratégia que integra as novas tecnologias digitais em todas as áreas de uma organização para modernizar e inovar nos processos, produtos e operações e entregar valor aos clientes

O processo é um ciclo de melhoria contínua. As empresas implementam ferramentas, acompanham a adaptação e monitoram os resultados para verificar o que deu certo e quais os ajustes necessários. 

Além disso, a transformação gera uma mudança cultural. Os colaboradores aprendem não só a usar as novas tecnologias, mas extrair insights valiosos, como oportunidades de inovação e ideias de novas soluções.

Quais são os 3 pilares da transformação digital?

O processo de transformação digital tem três pilares principais: processos, pessoas e tecnologia.

A otimização dos processos é um dos principais motivos para as empresas investirem na mudança. Criar fluxos de trabalho inteligentes e substituir tarefas manuais por automação são demandas iniciais que a tecnologia resolve.

Para a transformação acontecer, o engajamento das pessoas é fundamental. As ferramentas são o primeiro passo. Investir em treinamentos e criar um plano de adaptação mostra que a empresa tem objetivos claros com a mudança.

Além de melhorar a rotina de trabalho, a transformação digital integra os sistemas do negócio, o que facilita a comunicação interna e possibilita o trabalho remoto com acesso seguro aos dados.  

Os tipos de tecnologia necessários para transformar os processos variam de empresa para empresa. Por isso, é essencial analisar o modelo de negócio atual e os pontos fortes e fracos da operação para decidir os investimentos iniciais.

As soluções tecnológicas mais utilizadas na transformação digital são:

  • computação em nuvem;
  • tecnologias móveis;
  • Internet das Coisas (IoT);
  • inteligência artificial (IA) e aprendizado de máquina;
  • softwares e equipamentos de automação;
  • sistemas de digitalização de documentos.

Leia também >>> Ferramentas para organizar tarefas: conheça as 8 melhores

Como medir a maturidade digital de uma empresa?

O processo para melhorar a maturidade digital de uma empresa envolve etapas. Por isso, pressa não é a melhor estratégia para progredir. 

Para medir a posição da empresa e criar um plano de ação para implementar melhorias e acompanhar os resultados, siga os passos abaixo.

1. Avalie a situação atual 

O primeiro passo é avaliar o nível de maturidade digital atual da empresa. Analise a estratégia, a eficiência dos processos digitalizados, a adesão da equipe e a qualidade das soluções. 

Após essa etapa, as próximas focam em ações para evoluir na escala de maturidade.

2. Crie uma estratégia de transformação digital

Muitas vezes, as empresas inserem tecnologias para suprir demandas pontuais sem uma estratégia. Então, crie um plano de transformação ou de evolução com fases, objetivos e responsáveis por cada ação para integrar as áreas do negócio.

3. Defina um orçamento 

As melhorias para aumentar a maturidade digital exigem investimentos. Por isso, é fundamental definir um orçamento e avaliar a capacidade financeira do momento. Assim, o processo evolui sem prejudicar o equilíbrio das contas. 

4. Treine a equipe

Os treinamentos são fundamentais para implementar uma cultura baseada em dados. Ou seja, aprender a usar as tecnologias e gerar insights das informações obtidas. Esse investimento é determinante para transformar a mentalidade dos colaboradores. 

5. Avalie os resultados e faça ajustes

Os resultados apontam se as mudanças geram resultados positivos. Portanto, peça feedback para as equipes e estabeleça indicadores de desempenho para acompanhar o trabalho. 

Dessa forma, os processos mantêm um ciclo de melhoria contínua com ajustes estratégicos nos pontos necessários. 

Os 5 níveis do diagnóstico de maturidade digital 

O diagnóstico de maturidade digital tem cinco níveis:

  1. Iniciante: está no início da adaptação às tecnologias digitais.
  2. Emergente: investe em ferramentas, analisa dados e tem uma presença digital consistente.
  3. Conectada: usa dados nas tomadas de decisão e tem um forte posicionamento on-line.
  4. Inteligente: tem uma cultura digital bem definida e tecnologias avançadas de análise, como inteligência artificial.
  5. Líder: utiliza as ferramentas estrategicamente para apoiar a cultura de inovação, investe em profissionais experientes em processos digitais, tecnologias atuais e infraestrutura de alto desempenho.

Maturidade digital das empresas: uma posição estratégica

Com uma boa estratégia, as empresas iniciantes chegam à liderança na escala de maturidade digital. O processo não é simples e nem rápido, mas os resultados reforçam que o investimento vale a pena. Então, comece seu planejamento!

Leia mais artigos do blog e conheça novas tecnologias: