Entender o que é landing page é fundamental se você tem um site e quer fazer o seu nome em um mercado tão competitivo.
Isso porque esse tipo de página é um componente importante das estratégias de marketing digital atualmente. Afinal, a conversão de leads e clientes de uma marca acontece por meio das páginas de destino.
Existem vários fatores envolvidos nesse trabalho. Um deles é o inbound marketing, uma estratégia que constrói uma relação com o possível cliente para, futuramente, vender.
Porém, antes de entender o que é landing page, é preciso aprofundar um pouco mais no conceito de inbound marketing. Cada vez mais, as empresas desenvolvem novas formas de chamar a atenção do público, certo?
A essência dessa estratégia é criar e compartilhar conteúdos relevantes para nutrir os leads de várias maneiras até eles estarem prontos para comprar seu produto. Tudo on-line.
Continue no artigo para entender tudo sobre landing page e como auxiliam no processo de venda.
Boa leitura!
O que é landing page e para que serve?
A landing page é uma página de conversão que serve para transformar o tráfego de pessoas em leads. Ou seja, potenciais consumidores que têm interesse no que sua empresa oferece. O conteúdo oferecido na página é o principal atrativo para a captação.
Esse tipo de página contém as informações que convencem o usuário a dar algumas de suas informações pessoais (ex: nome e e-mail de contato) em troca de um conteúdo rico de seu interesse — um e-book, por exemplo.
Já fez o download de algum e-book na internet? Muitos desses materiais servem justamente para nutrir leads. A nutrição significa a preparação para a compra de seu produto, independentemente de qual seja.
Geralmente, para baixar um desses infoprodutos, é necessário preencher um formulário com dados pessoais. Para se ter uma ideia: 62,5% das landing pages usam formulários com esse objetivo, segundo a Unbounce.
A partir do momento em que você tem informações de contato do lead, pode desenvolver maneiras de conhecê-lo melhor.
As páginas de conversão ainda servem para divulgar infoprodutos, como cursos on-line. Com o apoio das técnicas de copywriting, você coloca argumentos e gatilhos mentais para vendas com a intenção de fazer o público comprar.
Aprenda como divulgar seus produtos/serviços na internet e persuadir seu público no vídeo abaixo:
Qual é a diferença entre landing page e site?
A landing page é uma página única e estática, cujo objetivo é converter o visitante em lead e, depois, nutri-lo com mais conteúdo. O site tem diversas páginas e apresenta o negócio ao explicar sobre a empresa, seus produtos ou serviços, os planos e meios de contato.
Com um domínio registrado, você cria várias landing pages para captação de leads, mesmo sem um site oficial. Isso porque, a depender da estrutura, o custo de um site é maior que o da criação de uma página de conversão.
Por isso, é essencial entender o que é landing page e sua função para avaliar se esse formato de página agrega na sua estratégia de marketing.
Leia também: Quanto custa um site? Saiba o que avaliar antes de fechar um negócio.
Como criar uma landing page?
Agora que você já sabe o que é landing page, é hora de conhecer melhor os elementos que a compõem.
Primeiramente, a parte mais importante da criação é o formulário, pois é por meio dessa ferramenta que você recolhe as informações do lead.
Muitos estudos mostram que quanto mais campos o visitante tem que preencher, menor é a taxa de conversão. Portanto, coloque apenas as informações primordiais, como nome e e-mail.
O segundo ponto é a oferta realizada. O que você dará em troca aos possíveis leads? Eles precisam enxergar valor no que você tem a oferecer. Por isso, é preciso pensar em qual estratégia se adequa melhor ao seu produto e ao material oferecido.
Por último, mas não menos importante, temos o call to action — termo em inglês para a expressão “chamada para ação”. Em landing pages, o CTA é um botão. Se o usuário clicar no botão, sucesso! Você conseguiu mais um lead.
Onde usar a landing page?
A landing page é um recurso de marketing digital usado para promover diferentes tipos de ofertas para usuário. Então, utilize para divulgar:
- materiais ricos (e-book, infográficos, checklist);
- eventos on-line e treinamentos temáticos;
- relatórios sobre o mercado de atuação da empresa.
5 exemplos de landing pages de marketing digital
Para aprender como criar páginas de destino eficazes, é preciso conhecer os principais exemplos de landing page. Confira cinco opções para incluir na sua estratégia de marketing digital.
1. Página de captura
O foco dessa landing page é capturar leads. Para isso, ofereça um conteúdo de valor, como uma planilha ou inscrição em um webinar, em troca das informações de contato da pessoa.
O layout da página de captura é bastante simples e contém os seguintes elementos:
- título;
- descrição da oferta;
- imagem para ilustrar a oferta;
- formulário para coleta dos dados;
- botão de CTA.
2. Progressive profile
Após coletar os dados, é hora de qualificar o lead. Para ser preciso nas suas ações de nutrição e ofertas de produto, é necessário entender o nível de consciência dos visitantes captados em relação às suas soluções.
A página de progressive profile contém um formulário mais completo para que você conheça melhor os potenciais clientes.
Se seu negócio faz assessoria de investimentos, por exemplo, inclua campos com perguntas, como “Você pretende investir o seu dinheiro neste ano?”.
3. Confirmação pendente
Essa landing page é muito importante para quem utiliza o sistema de confirmação dupla, que funciona da seguinte maneira:
- o visitante faz o cadastro na página de captura;
- o sistema envia um e-mail de confirmação;
- após clicar no link encaminhado via e-mail, o usuário finaliza a inscrição e entra definitivamente na sua lista de leads.
Dessa forma, a página de confirmação pendente aparece depois da página de captura para o visitante e orienta que ele entre no e-mail informado no formulário e clique no link.
Essa estratégia é fundamental, pois evita que pessoas que não estão interessadas na sua marca entrem na lista, o que pode resultar em problemas com a Legislação Geral de Proteção de Dados (LGPD).
4. Página de agradecimento
Essa é a página final de conversão do lead. Sua função é mostrar a confirmação da inscrição e explicar como a oferta da página de captura será entregue.
Por exemplo, se o usuário preencheu o formulário para receber um e-book, a landing page de agradecimento deve falar que o material será entregue por e-mail ou ter um botão para o usuário clicar e abrir o arquivo.
A página ainda é uma oportunidade de divulgar as redes sociais da marca ou fazer a oferta de outros conteúdos relacionados para conduzir o lead pela jornada de compra.
5. Página de vendas
Após capturar o contato do seu lead e nutri-lo com conteúdo relevante por meio das estratégias de e-mail marketing, é hora de fazer a oferta.
Para essa tarefa, você pode produzir uma página de vendas que traz os argumentos para afastar as objeções e convencer os potenciais clientes da compra.
O criador de sites da GoDaddy, por exemplo, é uma ótima ferramenta para construir páginas de vendas e outros tipos de landing pages.
A ferramenta oferece uma vasta biblioteca de fontes e templates para você criar páginas incríveis e personalizadas, mesmo sem ter conhecimentos técnicos de design.
Agora que você já sabe o que é landing page e conhece os exemplos mais importantes, continue no blog e leia mais artigos para potencializar suas estratégias digitais:
- 6 estratégias de marketing digital para vender serviços on-line
- Canais de aquisição de leads: confira os 6 principais tipos
- O que são botões de ação? Para que servem? Saiba tudo!